Bernard Montgomery

Bernard MontgomeryO principal comandante inglês durante a Segunda Guerra Mundial.

Bernard Law “Montgomery” nasceu na capital inglesa de Londres em 17 de Novembro de 1887.

Participou da Primeira Guerra Mundial e conquistou o posto de Tenente-Coronel. Recebeu condecorações pela sua bravura e foi nomeado Capitão.

Terminada a guerra, em 1919 ele foi enviado para a Irlanda para combater os rebeldes irlandeses que queriam fazer da Ilha irlandesa um estado independente da Inglaterra.

Na Segunda Guerra Mundial atuou como general, dirigiu o Oitavo Exército Inglês que lutou contra a “Afrika Korps” de Erwin Rommel.

Em Novembro de 1942, as tropas comandadas por Montgomey conseguiu derrotar os alemães no Egito (Batalha do El-Alamaein).

Em 1943 sob as ordens de “Eisenhower” comandou a invasão da Região italiana de SicíliaNo dia 6 de Junho de 1944 aconteceu o “Dia D”, e Montgomery foi encarregado de comandar a infantaria das Forças Aliadas na Normandia.

Em Dezembro de 1944, Montgomery comandou as tropas que lutou contra a ofensiva alemã em Ardennes. Conseguiu derrotar os nazistas através de suas estratégias minuciosamente programadas.

Meses depois, o supremo chefe militar das forças aliadas, Eisenhower,concentrou para si todo o controle do exercito aliado inclusive as tropas de Montgomery. Desde o desembarque na Sicilia Montgomery estava a mercer das ordens de Eisenhower, isto gerou ressentimentos entre eles.

Winston Churchill vendo que Montgomey havia ficado chateado com o papel secundário que exercia nas decisões de batalha, lhe recompensou com o posto der Marechal .

Montgomery era querido entre suas tropas, “Monty” como era chamado pelos seus homens, preocupava-se com cada um de seus soldados que lutavam bem equipados e com um bem elaborado plano de assalto.

Pela vitoria conquistada contra os nazistas na Batalha de El-Alamaein no Egito, Foi condecorado Visconde de Alamaein. Foi nomeado chefe de Estado-Maior do Exército Inglês e vice almirante da “Nato”, North Atlantic Treaty Organization, que em português significa “Tratado do Atlântico Norte”.

Em sua casa que, para ele era um pequeno museu de guerra, guardava recordações da Segunda Guerra Mundial, entre essas recordações estava um quadro de “Erwin Rommel” que era o seu grande adversário.

Bernard Law Montgomey morreu de causas naturais em 24 de Março 1976 aos 88 anos. Foi enterrado no cemitério Holy Cross.