A Guerra da Bósnia e Kosovo

Guerras que ocorreram na Região dos Balcãs no final do século XX.

A Guerra da Bósnia e Kosovo foram causadas pelas disputas politicas das diferentes etnias que habitavam região.

Os Balcãs é uma região que abriga povos que se diferenciam no ponto de vista cultural e religioso.Guerra-Bosnia-Kosovo
Antes do final da Primeira Guerra Mundial, eram os turcos que controlavam a região. Vencido na guerra, o Império Turco foi obrigado a ceder regiões para a criação de novos países.

Em 1918 foi criado o Reino da Iugoslavia, nação que abrigava povos de origem servia, croata e eslovena.

A Segunda Guerra Mundial mudaria novamente a história da região. A Jugoslavia foi invadida pelas tropas nazistas da Alemanha. Com a derrota alemã na guerra, o país passou a ser governador pelo líder comunista Josep Bros Tito.

Sob o regime comunista, a Iugoslavia passou a ser uma federação socialista que se uniu as republicas da Servia, Bósnia e Herzegovina, Eslovénia, Macedónia e Montenegro.

A Federação da Iugoslavia passou a ser uma torre de babel no sentido religioso. A população era formada por seguidores do Catolicismo Romano, Ortodoxo e Islamismo.

A morte de Josep Bros Tito em 1980, desencadeou o fim da instabilidade politica da Iugoslavia. Os países anexados a Iugoslavia passaram a exigir maior autonomia politica.

O dirigentes da Iugoslavia temendo a divisão do país adotou um sistema de rotação presidêncial. Através deste sistema cada republica teria um presidente que governaria a Iugoslavia por um período de 1 ano.

Em 1989 a Europa seria agitada com a queda do muro de Berlim. Os países do leste europeu através de um movimento nacionalista, conseguiram se livrar do domínio da Rússia.

Entrando na onda do nacionalismo, os países anexados a Iugoslavia também conseguiram sua independência. Croácia, Eslovénia foram os primeiros países a se libertarem. Em seguida foi a vez da Bósnia e da Macedônia.

A Guerra da Bósnia

A onda de separações fez com que a Servia, principal nação confederada a Jugoslavia, iniciasse uma guerra pela retomada das regiões com populações de origem servia.

Slobodan Milosevic, líder dos sérvios, pretendia formar a Grande Servia, mas para isso era preciso tomar regiões pertencentes a Croácia, Eslovénia e Bósnia.

As batalhas foram mais intensas na Bósnia, nação com população predominantemente servia.

Procurando expulsar croatas e mulçumanos da Bósnia, as tropas servias cometeram uma verdadeira bárbarie. Na capital Sarajevo houve uma verdadeira carnificina de civis.

O que queria na verdade os soldados sérvios, era fazer uma limpeza étnica a mando de Slobodam milosevic.

A Guerra da Bósnia deixou um saldo aproximado de 250 mil mortes. O conflito chegaria ao fim em 1995, através da assinatura do Acordo de Dayton.

Em 1997, a Servia e Monte Negro viria a formar a nova Iugoslavia.

A Guerra de Kosovo
Em 1996, a Servia, recem saída da Guerra da Bósnia, continuou a lutar pelo nacionalismo sérvio. As lutas agora giravam em torno da região de Kosovo.

A região de Kosovo é uma região habitada por povos de origem Albanesa. Com o apoio da Albânia os habitantes de Kosovo criaram ELK (Exercito de Libertação de Kosovo).

Slobodam Milosevic enviou suas suas tropas para a região com a ordem de aniquilar por completo a rebelião dos kosovares. Os ataques aéreos sérvios mataram um grande numero de civis inocentes.

Em 1999 diante dos ferozes ataques comandados por Milosevic, a ONU enviou suas tropas para os Balcãs afim de botar um ponto final nas ações militares da Servia.

Um ultimato entregue a Milosevic, ordenava a suspensão dos ataque militares contra Kosovo.

Milosevic recusou a proposta de cessar-fogo, e por isso as tropas da OTAN lideradas pelos Estados Unidos iniciaram uma ofensiva militar contra a Servia.

Em 2001 a Guerra do Kosovo chegou ao fim com Milosevic preso sob a acusação de cometer crimes contra a humanidade.

Em 2003 a Iugoslavia deixaria de existir, para dar lugar a Republica da Servia e Montenegro. Três anos mais tarde, Servia e Montenegro se separaram para a formação de dois países independentes.

A região de Kosovo também conquistou sua independência, mesmo não sendo reconhecida pela Servia.