As Cruzadas

Expedições guerreiras organizadas pelos “Imperios Cristãos” contra os mulçumanos que ameaçavam dominar o continente europeu.

As Cruzadas foram organizadas de 1096 a 1270.

A região de Jerusalém ainda hoje é um solo sagrado para os fiéis das principais religiões do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

Desde 1071, os mulçumanos controlavam Jerusalém.

Os “Turcos Seldjucidas” tinham grande intolerancia religiosa, eles perseguiam e torturavam os peregrinos cristãos que iam a Jerusalém.

Estes mulçumanos passaram a controlar boa parte do Oriente Médio, chegando até aos dominios bizantinos e do Egito. O Imperio Bizantino ficou temeroso em relação aos mulçumanos.

Para enfrentar uma possivel invasão dos turcos mulçumanos sobre os dominios ortodoxos, o Imperador Bizantino, Aleixo I, pediu ajuda á Igreja Católica. O “Papa Urbano II” interessado em unir a Igreja Católica com a Igreja Ortodoxa, atendeu ao pedido de ajuda do Império Bizantino.

Foi realizado o “Concilio de Clemont”, na França, onde o Papa convocou os cristãos para que lutassem contra a ameaça mulçumana que havia conquistado a “Terra Santa” de Jerusalém.

Desde o século VII, os mulçumanos, liderados por Maomé, iniciaram a “Guerra Santa” em nome do Islamismo. Os fanaticos islamicos conquistaram a Arabia, a Palestina, o Egito e chegaram até a Espanha onde eram chamados de “mouros”. Os lideres cristãos estavam consciente que era preciso lutar contra os mulçumanos para que se freasse o expansionismo da Religião Islamica que estava ameaçando a hegemonia cristã na Europa.

Os cristãos europeus, fanaticos tanto quanto os mulçumanos, lançaram-se a luta para libertar Jerusalém.
Na Idade Média a religiosidade era o principio da vida. Tanto os cristãos quanto os mulçumanos viviam e morriam em nome de Deus. Após o pronunciamento do Papa Urbano II no concilio de Clemont, que pedia aos cristãos que libertassem jerusalém, a multidão entusiasmada partiu para a Terra Santa.

Cruzada dos Mendigos

“Pedro o Eremita”, comandou um grande numero de pessoas em direção a jerusalém. Foi uma cruzada não oficial, o Eremita junto com “Gualterio sem Haveres” preparam esta expedição sem organização. Durante a longa e penosa viajem muitas pessoas morreram de fome. Sem estarem preparados para a guerra, antes de chegarem a Jerusalém, foram massacrados pelos hungaros e bulgaros. Algumas dessas pessoas foram vendidas como escravo.

1. Cruzada (1096-1099)

Foi comandada por Godolfredo de Bulhão, Raimundo de Toulose e Boemundo. Cerca de 300 mil guerreiros cristãos massacraram os turcos mulçumanos. Em 1099, estes nobres tomaram Jerusalém dos mulçumanos. Os cristãos puderam andar novamente pela Jerusalém Cristã. Godolfredo recusou o Titulo de Rei de Jerusálem, dizendo que “Não iria ser coroado com ouro no lugar onde Jesus Cristo foi coroado com espinhos”, preferiu ser chamado de Barão do Santo Sepulcro. Com a vitoria crista, formou-se o Reino Latino-Cristão do Oriente.


2. Cruzada (1147-1149)

Foi organizada porque a Terra Santa estava ameaçada novamente pelos turcos. Esta cruzada foi comandada pelo Rei Luiz VII da França e o Imperador Conrado III da Alemanha. Estes soberanos europeus não obtiveram exito, em 1187 os turcos comandados pelo “Sultão Saladino”, retomaram Jerusalém, alem de conseguir controlar territorios que eram dos Estados Latinos do Oriente.

3. Cruzada (1189-1192)

O Papa Inocêncio convocou novamente os cristãos para libertar Jerusalém. Esta cruzada foi chefiada pelos Reis “Ricardo Coração de Leão” da Inglaterra, “Frederico Barba-Ruiva” da Alemanha e “Felipe Augusto” da França. Depois de alguns combates, Saladino e Ricardo Coração de Leão fizeram um acordo. Foi assinado um Armisticio que permitia os cristãos peregrinarem na terra Santa sem que fosse hostilizados, o Rei Ingles ainda recebeu algumas posseções de terra.

4. Cruzada (1202-1204)

Esta cruzada deveria atacar o Egito, de onde partia os exércitos islamicos. No entanto, uma disputa entre os membros da familia Bizantina pelo poder, fez com que esta cruzada mudasse a sua missão. Aleixo propos aos cruzados que o ajudasse na tomada do trono Bizantino. “Balduino de Flandres” que estava no comando da cruzada, em 1204 lutou contra as Forças Bizantinas que foram derrotadas. Os cruzados colocaram no trono de Constantinopla, Aleixo, que se tornou Aleixo IV.

Devido aos desentendimentos com Aleixo IV, Balduino persuadido pela Burguesia Venesiana saqueou a cidade de Constantinopla. O Império Bizantino foi entregue ao proprio Balduino que se tornou imperador. Surgiu assim o Império Latino de Contantinopla que durou até 1258.

5. Cruzada (1217-1221)

Liderada por “Andre II da Hungria” e pelo “Nobre João de Briene” que aspirava o trono de Jerusalém. Os cruzados após vitorias iniciais foram massacrados novamente pelos mulçumanos.

6. Cruzada (1128-1229)

Liderada por Frederico II, que conseguiu entrar num acordo com os mulçumanos. O Sultão Medellin devolveu Jerusalém, Belém e Nazaré para os cristãos, porém, no ano de 1234, Jerusalém foi invadida novamente pelos islamicos.

7. Cruzada (1248-1254)

Foi Chefiada pelo Rei Luiz IX da França que inicialmente conseguiu grandes vitorias, os cruzados conseguiram montar uma base de operações em Damieta de onde pretendia conquistar a Palestina. Porém, o Exército Cristão foi derrotado, não pelos mulçumanos, mas sim pela epidemia de uma doença, o Tifo. Luiz IX foi aprisionado pelos turcos, sendo libertado após o pagamento de um resgate.

8. Cruzada (1270)

Novamente o Rei Luiz IX organiza uma cruzada, eles desembarcaram na Tunissia. Semanas depois, Luiz IX morreu em decorrencia do tifo que havia contraido na cruzada passada.

Estudando profudamente as expedições cruzadas, percebemos que ela tinha um objetivo politico oculto. Com a convocação dos Cavaleiros pelos reis, significaria o enfraquecimento da nobreza, sendo que muitos desses nobres “Cavaleiros” morreriam em combate. Com isso o poder dos reis se fortaleceria. O movimento cruzado foi o responsavel pela morte de muitos pessoas. Milhares de cristãos viveram uma verdadeira “via crucis” com a promessa de que receberiam reconhecimento espiritual e recompensas da Igreja. Os contatos com o Oriente fizeram os europeus conhecer as civilizações mais avançadas, como a Civilização Árabe e Bizantina. Com o fim das Cruzadas, o Mar Mediterrâneo foi aberto para os contatos comerciais.

Os guerreiros cristãos passaram a se chamados de Cruzados devido a eles usarem o simbolo da cruz em suas vestes. Estes guerreiros eram muitas vezes impiedosos, davam o troco na mesma moeda aos mulçumanos. Matavam inocentes e saqueavam as cidades arabes.

Os cavaleiros que compunham a cavalaria cristã eram os Germanicos que eram chamados de “Teutonicos”, estes muitas vezez mais corajosos que os Templários.
Os “Cavaleiros Templários” eram monges guerreiros, a elite guerreira dos “Soldados de Cristo”, fundada por Hugo de Payens no Templo de Salomão em Jerusalém em 1119, eles tinham a missão de defender a Terra Santa de Jerusalém dos ataques dos islamicos.

Historicamente, ouve 9 Cruzadas, mas, na verdade essas expedições era frenquentes, principalmente em menor grau, muitos europeus iam para jerusalém para aumentar o contigente de soldados de Cristo.

Referência: Lins, Ivan Monteiro de Barros. A Idade Média – A Cavalaria e as Cruzadas. Rio de Janeiro, Ed. São José, 1958.