O Bombardeio de Hiroshima e Nagasaki

Enola GayAtaque nuclear comandado pelo Estados Unidos contra o Japão.

O bombardeio atômico no Japão aconteceu nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945.

As explosões nucleares aconteceram nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Os bombardeios nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki marcou o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 6 de Agosto de 1945 uma esquadra de aviões norte-americanos sobrevoavam o céu do Japão em direção a Cidade de Hiroshima.

Um desses aviões era um Bombardeiro B29 pilotado pelo coronel Paul Tibbets. Em homenagem a sua mãe, Tibbets pintou na fuselagem do B29 o nome Enola Gay.

Enola gay entraria para a história como o avião que lançou a mais poderosa arma de guerra sobre o Japão, a Bomba Atômica.

Little Boy, este era o nome da bomba atômica carregada pelo avião Enola Gay. A bomba atômica Little Boy foi lançada bem no centro de Hiroshima. Próxima ao solo da cidade, a bomba atômica explodiu se transformando num ernome cogumelo de fogo.

Nunca antes na história se viu uma destruição tão grande promovida por uma única bomba. A cidade foi varrida quase por completo do mapa. O ataque nuclear em Hiroshima tirou a vida de aproximadamente 140 mil pessoas.

O presidente dos Estados Unidos, Trumam, ao saber da destruição de Hiroshima intimidou o Japão com a seguinte frase:" Se não aceitarem os nossos termos de rendição, podem esperar uma chuva de ruína vinda do ar nunca antes vista nesta terra".

Mesmo atingido por uma bomba de grande poder de destruição, os dirigentes japoneses não deram sinais de rendição.

Em 9 de Agosto, um outro avião B29, de nome Bockscar, lançou sobre a Cidade de Nagasaki a bomba atômica Fat Man.

A cidade de Nagasaki, importante centro industrial japonês, teve o mesmo destino de Hiroshima. A cidade de Nagasaki foi completamente destruída com seus habitantes morrendo ao milhares.

As vitimas da bomba atômica lançada em Nagasaki chegou a um número aproximado de 80 mil pessoas.O bombardeamento atômico ocorrido nas cidades de Hiroshima e Nagazaki levou o Japão a uma rendição incodicioanal. O Japão rendeu-se incondicionalmente em 15 de Agosto de 1945.

Muitos japoneses que sobreviveram aos ataques das bombas atômicas, morreriam mais tarde, vitimas da radiação nuclear.

Os Estados Unidos lançou as bombas atômicas sobre o Japão com o objetivo de mostrar ao mundo a sua superioridade militar. Queriam os norte-americanos intimidar principalmente os comunistas que ameaçavam a hegemonia dos países capitalistas na Europa e na Ásia.