A Guerra de Tróia

Guerra de TróiaGuerra ocorrida nos tempos da Grécia Antiga por volta de 1200 a.C.

A Guerra de Tróia foi uma guerra epica ocorrida no mundo antigo.

O Poeta Grego Homero, relata a luta histórica entre gregos e Troianos.

Segundo Homero, os troianos foram vencidos após receberem um presente de grego, o Cavalo de Tróia.

A Guerra de Tróia foi causada pelo Príncipe Paris, filho do Rei Príamo de Tróia, após ele ter raptado uma espartana, a Bela Helena, Esposa do Rei Menelau.

Helena apaixonou-se por Paris e com ele fugiu para Tróia. Sua atitude fez com que ela ficasse conhecida pela História como “Helena de Tróia”.

Agamenon, Reis dos Reis da Grécia, decidiu vingar o insulto sofrido pelo seu irmão Menelau. Os gregos que a muito tempo desejavam conquistar Tróia e suas riquezas, organizaram uma grande expedição militar para destruí-la.

Os melhores guerreiros da Grécia participaram da “Guerra de Tróia”, dentre eles estavam os mais famosos, o Temível “Aquiles” e o bravo troiano “Heitor”.

Iniciada a guerra o Exército Grego teve grandes dificuldades em vencer os troianos. A Cidade de Tróia estava bem protegida por enormes muros.

Foi ai então que o grego Odisseu teve a impressionante ideia de presentear os troianos com um nonumento em forma de cavalo. Após construirem o monumento, o Exército Grego se escondeu fazendo com que os habitantes de Tróia pensassem que eles haviam abandonado Cidade.

Ao saber do cavalo o Rei Príamo ordenou que ele fosse levado para dentro da cidade por acha que se tratava de um presente dos gregos reconhecendo a vitoria de Tróia. O que os troianos não sabiam era que um grupo de soldados gregos estavam escondidos dentro do cavalo. Ao anoitecer os soldados gregos saíram de dentro do monumento de madeira e abriram os portões de Tróia.

Com a cidade aberta os gregos conseguiram vencer os troianos e a Cidade de Tróia foi totalmente destruída após 10 anos de luta.

A principal fonte que a História tem sobre a Guerra de Troia são os poemas a Ilíada e a Odisséia. Se realmente a Guerra de Tróia aconteceu, é mais provavel que ela tenha sido gerada por interesses politicos e economicos e não pela paixão de Paris e Helena como relata os poetas gregos. Na Idade Contemporânea acreditava-se que a Guerra de Tróia era apenas uma lenda. No entanto, no ano de 1876 escavações comandadas pelo pesquisador alemão Schliemann encontrou a lendária cidade.

Referência: Belgen, Carl. Tróia. Lisboa. Ed. Verbo, 1966.