Guerra Russo Finlandesa

Conflito gerado por questões de fronteira entre a Rússia e a Finlândia.

A Guerra Russo-Finlandesa também é conhecida como Guerra de Inverno.

A Rússia, que na época formava a União Soviética, saiu vitoriosa nesta guerra, porém, isto ocorreu de forma desastrosa. Guerra Russo Finlandesa
Quando os Nazistas alcançaram o poder na Alemanha, formou-se um regime dos mais anti-comunistas da Europa. Mesmo assim, para espanto de todos, comunistas russos e alemães nazistas assinaram em 1939 o pacto Ribbentrop-Molotov, um Pacto de Não Agressão.

Ao iniciar a Segunda Guerra Mundial em 1 de Setembro de 1939, a União Soviética buscou reforçar suas fronteiras do lado ocidental, principalmente na divisa com Finlândia. Stalin queria se precaver de uma futura invasão alemã em seu país, O governo de Moscou enviou um ultimado ao Governo Finlandês de Helsinki exigindo uma concessão de faixa territorial. Os Finlandeses não atenderam ao pedido do russos.

Sabendo que não sofreria oposição da Alemanha de Hitler, Josef Stalin mandou o Exército Vermelho invadir a Finlândia em 30 de Novembro de 1939.

No inicio dos combates os soldados soviéticos foram surpreendidos por uma formidável resistência comandada pelo Marechal de Guerra “Carl Gustav Emil Mannerheim“. A maior parte das tropas soviéticas foram detidas no Istmo de Carélia.

Com boa parte de suas divisões aniquiladas, Stalin teve que enviar reforços ao front de batalha. Somente depois de conseguir total controle sobre o espaço aéreo finlandês é que os russos conseguiram ganhar a guerra.

Em 12 de Março de 1940 o Governo Finlandês assinou o Tratado de Moscovo. Ao assinar a paz o Governo Finlandês teve que acatar as exigências de Moscou.

Ao final da guerra as Forças Armadas da União Soviética foi tachada de fraca e incompetente. Para a guerra foi enviado aproximadamente 1 milhão de soldados russos dos quais cerca de 200 mil perderam a vida.

O numero de soldados soviéticos em combate era 3 vezes maior que o numero de soldados finlandeses, e mesmo assim eles tiveram grande dificuldade para vence los.
A inexperiência que Exército Vermelho demonstrou na Guerra Russo-Finlandesa, encorajou a Alemanha a lançar anos mais tarde a Operação Barbarossa, a Invasão da Rússia.

Referência: Documentário. DVD BATTLEFIELD – Batalha da Rússia. São Paulo, Abril Coleções, 2008.