Guerra da Coreia

Conflito armado que ocorreu na região da Coréia entre 1950 a 1953.

A Guerra da Coréia foi o primeiro conflito influenciado Guerra Fria.

Os Norte Coreanos defensores da Ideologia Comunista atacaram os seus irmãos Pro-Capitalista da Coreia do Sul.Guerra da Coreia
De 1910 a 1945, a Coreia foi uma colônia japonesa. Com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a região foi dividida em duas partes no ponto do “Paralelo 38“.

A União Soviética e os Estados Unidos retiraram as suas tropas da região após derrotar os japoneses invasores.

Formaram-se dois países que são: A Coréia do Norte, de politica socialista apoiada pela União Soviética e a Coréia do Sul, de politica republicana com economia capitalista sustentada pelos Estados Unidos.

No entanto, os Norte-coreanos queriam reunificar a Península Coreana sob um único governo. Em Junho de 1950, os norte-coreanos invadiram de surpresa a Coréia do sul querendo envolve-la na esfera comunista.

Os Estados Unidos decidido em impedir a todo custo o expansionismo do comunismo na região asiática, enviou tropas militares sob o comando do “General McArthur“, juntamente com a “ONU” em apoio aos sul-coreanos.

A Coréia do Sul com o apoio das tropas ocidentais, contra-atacou e conseguiu reconquistar as suas áreas ocupadas pelos comunistas norte-coreanos. O Exército Sul-coreanos tomaram a iniciativa do combate e avançaram sobre o território norte-coreano.

Em Outubro de 1950, a China de Mao-Tse-Tung envolveu-se no conflito. O “Exercito Vermelho Chinês”, enviou cerca de 300 mil soldados que se juntaram as tropas norte-coreanas formando um gigantesco exército . A partir daí, as forças de combates ficaram equilibradas a guerra ficou num impasse.

Depois de acontecerem vários combates sangrentos com um grande numero de vitimas, os dois lados decidiram terminar o conflito. A ONU com medo de que o combate criassem proporções mundiais procurou fazer as negociações de paz.

Em Junho de 1953, o conflito armado na Coréia acabou com a assinatura de um acordo assinado em Panmunjon. Este acordo validava definitivamente a divisão da Coréia no Paralelo 38.

A Guerra da Coréia tirou a vida de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.