Operação Barbarossa

A Operação Barbarossa foi a invasão da União Soviética pelas Tropas Nazistas da Alemanha.

Em 1939 a Alemanha e a URSS assinaram o Pacto de Não-agressão dividindo territórios entre eles.

A divisão da Polônia entre o dois países daria inicio a Segunda Guerra Mundial.Depois de conquistar a Europa Ocidental, Adolf Hitler voltou suas atenções para a União Soviética.

Os grandes campos de petróleo russo era de grande importância para o abastecimento da Maquina de Guerra Alemã (tanques, aviões e carros de guerra).

Convicto em conquistar a União Soviética, Hitler afixou o dia 15 de maio de 1941 como a data prevista para o inicio da Operação Barbarossa.

A Alemanha concentrou a maior parte de suas Forças Armadas na fronteira com a União Soviética. O grande numero de Tanques Panzer na região foi percebida pelos soviéticos.

O governo alemão enviou uma mensagem ao Ditador Stalin, dizendo que enviou o arsenal nazista para a fronteira com o objetivo de preserva-lo dos bombardeios Ingleses. Os comunistas foram cautelosos e prepararam o Exército Vermelho para guerra que estava próxima de acontecer.

Em Abril de 1941, a Itália que fazia parte do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, estava sendo derrotada na Grécia. Os ingleses enviaram soldados para ajudarem os gregos. A Alemanha decidiu também intervir e ajudou os italianos. Divisões blindadas foram enviadas para a Grécia e para a Iugoslávia que se rebelara. Este fato fez com que a Operação Barbarossa fosse adiada para outra data.

Contornada a situação, os tanques alemães retornaram para a fronteira russa, estando pronto para invadir o território comunista, fato que quebraria o Pacto Ribbentrop Molotov de não-agressão.

O Inicio da Batalha da Rússia

No dia 21 de Junho de 1945 a Alemanha contando com 3500 tanques, 2500 aviões e cerca de 4 milhões de soldados, invadiu a União Soviética na mais espantosa ação militar que mundo já viu.

O objetivo da Operação Barbarossa era capturar Moscou no intuito de provocar um colapso no Governo Comunista de Stalin. Os alemães conseguiram avançar rapidamente sobre o vasto território russo após praticarem uma verdadeira barbárie contra a população russa.

O Exército Vermelho que estava sob as ordens de Stalin, a principio não estava em condições de lutar contra o bem treinado Exército Nazista. Milhões de combatentes russos foram feito prisioneiros.

Com a chegada dos alemães aos arredores de Moscou, o General Zhukov foi chamado as preças por Stalin. Zhukov trouxe consigo milhões de soldados que estavam na Sibéria aguardando o ataque japonês que não chegou a ocorrer. Com o equilíbrio de forças a União Soviética conseguiu conter a Avalanche Nazista sobre Moscou.

No dia 1 de Dezembro de 1941 o Exército Nazista fez sua ultima tentativa de conquistar Moscou. No dia 5 do mesmo mês o Exercito Vermelho contra-atacou fazendo com que os alemães ficassem na defensiva formando uma linha de defesa.

A Batalha da Rússia ocasionou a morte de cerca de 250 mil soldados alemães. Para os russos significou a morte de 700 mil pessoas entre soldados e civis.