A Organização das Nações Unidas

Organização das Nações UnidasOrganização criada com o objetivo de manter a paz no mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os principais lideres das Forças Aliadas, Roosevelt, Churchill e Stalin, reuniram-se na Conferencia de Yalta.

No encontro ficou acertado a criação da ONU, Organização das Nações Unidas.

Esta nova organização seria a substituta da antiga Liga das Nações criada em 1919.

De Abril a Junho de 1945, representantes de 51 países do mundo se encontraram na Conferencia de São Francisco.

Estes países assinaram a Carta das Nações Unidas que aprovava a criação da ONU, Parlamento Internacional que se comprometeria em manter a Paz Mundial.

A Organização das Nações Unidas, ONU, foi fundada oficialmente em 24/10/1945, tem hoje como sede a Cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

A ONU é composta por 6 Principais órgãos que são: O Conselho de Segurança, O Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Secretariado, Conselho Internacional de Justiça e a Assembleia Geral.

Existem tambêm instituições espalhadas pelo mundo ligadas aos conselho econômico e social da Organização. AIE – Agência Internacional de Energia Atômica com sede em Viena, Áustria.
FAO – Organização para Alimentação e Agricultura com sede em Roma, Itália.

Em Genebra na Suíça encontra-se:

OMS – Organização Mundial de Saúde.
OIT – Organização Internacional do Trabalho. ONUID – Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial.
GATT – Acordo Geral Sobre Tarifas de Comércio. CDH – Comissão de Direitos Humanos.

Com sede em Paris na França situa-se: UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

UNICEFE – Fundação Mundial de Assistência para Infância.

A ONU Perde Prestigio

A ONU perdeu o seu prestigio após os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque em 2002 sem o consentimento do Conselho de Segurança.

A guerra causou a morte de milhares de inocentes.
Os Norte-americanos alegando legitima defesa atacaram o Iraque dizendo que o Governo Iraquiano de Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa.

O fato é que após vencer o Iraque, as Forças Anglo-americanas não encontraram nenhuma arma que pudessem gerar estragos de grandes proporções.

O fato gerou a discussão de que a ONU poderia tornasse obsoleta do mesmo modo que a Liga das Nações que foi incapaz de resolver os problemas internacionais antes da Segunda Guerra Mundial.

As outras grandes potencias mundiais de hoje como a China e Rússia poderiam usar o mesmo argumento dos Estados Unidos para tentar dominar outras nações que por ventura possa serem consideradas uma ameaça.