Saddam Hussein

Saddam HusseinLíder politico, Ditador do Iraque.

Saddan Hussein Al-Tikriti nasceu em 28 de Abril de 1937 em Bagdá, Iraque. Era descedente de Mulçumanos Sunitas.

Em 1956 iniciou a sua vida politica ao entrar no Partido Socialista Arabe Baath’.

Após um golpe politico, assumiu a presidência do Iraque em 1789 e desde então passou a governar o país de forma ditatorial.

Ao assumir o governo iraquiano, Saddan Hussein logo entrou em guerra contra o regime do Irã. O governo Xiita iraniano do “Aiatolá Khomeni” era contra a influência ocidental sobre o mundo islâmico.

Saddan Hussein recebeu apoio dos países ocidentais na luta contra o Irã anti-ocidental, principalmente os Estados Unidos. Depois de 8 anos de luta, o Iraque saiu vitorioso. Saddan Hussein fez grandes empréstimos na compra de armamentos para o esforço de guerra.

Devido a queda do preço do petróleo o Iraque ficou sem ter como pagar a divida contraída. Saddan na busca por uma solução para a crise econômica do Iraque, invadiu o Kuwait em 1990 para apoderar-se de toda a riqueza petrolífera deste país.

Ao fazer isso o Ditador Iraquiano desencadeou uma guerra contra a ONU e o Estados Unidos que dependia do petróleo do Kuwait. Saddan viu seu país sofrer um embargo econômico e em seguida ser invadido pelas forças da ONU em 1991.

As Forças Armadas do Iraque foi vencida com uma rapidez tremenda pelas Forças Ocidentais. Com o final da guerra, grupos étnicos Xiitas e Curdos rebelaram-se contra o regime de Saddan Hussein. Por sua vez, o Líder Iraquiano agiu com mão de ferro, mandando executar os lideres rebeldes.

O Ditador continuou no poder até 2002, ano em que o destino lhe faria uma surpresa.

A Morte Trágica de Saddan Hussein

Depois dos ataques de 11 de Setembro, os Estados Unidos promoveram a “Cruzada Contra o Terror”. O Iraque foi apontado pelo governo americano como um dos países que financiava o terrorismo.

George W. Bush “filho”, acusou Saddan Hussein de possuir armas de destruição em massa. O governo americano sem a aprovação da ONU invadiu o Iraque com o objetivo de expulsa-lo do poder.

Em 2003 Tropas Anglo-americanas invadiram o Iraque e conseguiram destruir a Resistência pro-Saddan. No dia 13 de dezembro do mesmo ano, Saddan Hussein foi encontrado nun abrigo subterrâneo,”Um buraco”, vivendo em condições precárias.

Saddan Hussein foi julgado por um Tribunal Internacional e condenado a morte por enforcamento pelo crime de ter massacrado 148 xiitas iraquianos em 1982. A setença dada a Saddan Hussein foi reprovada pela Anistia Internacional e pelo Vaticano, mesmo assim ela foi confirmada.

Saddan Husseim morreu enforcado aos 69 anos, no dia 30 de Dezembro de 2006, após a sua morte o Iraque transformou-se num verdadeiro inferno.

As Forças de Ocupação não conseguiram restaurar a paz na região mesmo com a formação de um governo democrático.