A Guerra do Golfo

Guerra travada entre o Iraque e os Estados Unidos sob a Bandeira da ONU.

O Governo Iraquiano de Saddan Hussein contraiu uma enorme divida externa em decorrência da guerra contra o Irã.

O petróleo, principal fonte de renda do Iraque, sofreu uma grande desvalorização de preço no mercado internacional. Este fato agravou ainda mais a situação econômica do país.Guerra do GolfoA Nação Iraquiana culpou o Kuwait pela crise do petróleo e exigiu indenizações. Na verdade Saddan Hussein aspirava anexar o Kuwait ao Iraque. Com isso ele usufruiria dos ricos campos petrolíferos deste país, resolvendo assim a crise econômica de sua Nação.

Confiantes em seu arsenal de guerra, os iraquianos invadiram o Kuwait em 2 de Agosto de 1990. Os Estados Unidos e a ONU reprovaram a atitude iraquiana e saíram em defesa do Kuwait. A Organização das Nações Unidas interviu militarmente na região com militares de 29 países encabeçado pelos norte-americanos.

Em Janeiro de 1991 iniciou-se os combates entre iraquianos e as Forças Americanas (ONU). Os Estados Unidos organizou a “Operação Tempestade no Deserto”.

Graças a sua superioridade tecnológica e bélica, os Estados Unidos conseguiu vencer rapidamente o Exército Iraquiano. Em 28 de Fevereiro de 1991 o Iraque anunciava a retirada de suas tropas do Kuwait e em seguida assinou um cessar fogo.

Com o término da Guerra do Golfo, as Nações Unidas promoveram um boicote econômico ao Iraque. Mesmo assim Saddan Hussein conseguiu permanecer no poder após acabar com levantes contrario ao seu governo.