Movimento Revolucionário que alcançou o poder em Cuba.
A Revolução Cubana instalou em Cuba um governo com praticas comunistas.
Até o final de Século XIX, Cuba era uma colônia espanhola.
Em 1898 a Ilha Cubana tornou-se independente após a Guerra Hispano-Americana.
A constituição cubana dava o direito ao Estados Unidos de intervir nas decisões politicas do país. No ano de 1952 com o consentimento dos Estados Unidos, Fulgêncio Batista dá um golpe de Estado e implanta sua ditadura.
Para os norte-americanos interessava apenas a exploração econômica de Cuba. Eles não se importavam com a miséria em que vivia a população cubana desde a independência do país.
Em 1953 um grupo de estudantes universitários liderado pelo jovem advogado Fidel Castro, formaram um movimento nacionalista contra o Imperialismo Norte-americano e contra o Governo de Fugêncio Batista.
Em Julho do mesmo ano, na Cidade de Santiago, o grupo tentou tomar o controle do Quartel da Moncada e convocou o povo cubano para que se juntasse a eles no ideal revolucionário. Na luta contra as tropas governamentais de Batista, muitos desses estudantes foram mortos.
Fidel Castro conseguiu sobreviver, foi capturado e condenado a prisão. Em 1955 Fulgêncio Batista anistiou o grupo de Fidel Castro. Os revolucionários então foram exilados para o México e lá fundaram o “Movimento 26 de Julho”, formando um novo grupo guerrilheiro.
No México, Raul Castro, irmão de Fidel Castro, e o medico argentino Che Guevara uniram-se aos guerrilheiros da Revolução Cubana.
No dia 2 de Dezembro de 1956, os revolucionários cubanos retornaram a Cuba. No entanto, ao desembarcarem na ilha foram pegos numa emboscada pelas tropas leais ao governo de Batista.
Apenas 12 guerrilheiros sobreviveram e escaparam para as montanhas de “Sierra Mestra”. A população cubana cansada da situação de miséria em que vivia, decidiu apoiar Fidel Castro na luta contra o regime de Batista. Com o aumento de simpatizantes, o grupo guerrilheiro conseguiu multiplica-se rapidamente e conseguiram derrotar as tropas de Fulgencio Batista nas batalhas ocorridas em Sierra Mestra.
A guerrilha Fidelista após conseguir conquistar vários povoados, rumou em direção a Capital Havana juntamente com o povo cubano. No dia 1 de Janeiro de 1959, Fulgêncio Batista fugiu do país.
Em 1960 foi consumada a Revolução Cubana. Fidel Castro implantou um Regime Socialista em Cuba além de aproximar-se da União Soviética. Reformas Sociais foram feitas e as empresas estrangeiras foram nacionalizadas.
Os Estados Unidos que foram prejudicados com a perda de muitas empresas em solo cubano decidiu organizar um grupo de militantes cubanos que eram contra a Revolução Cubana.
Fracassada a tentativa de destruir o Governo Socialista de Fidel Castro, os norte-americanos estabeleceram um Bloqueio Econômico na Ilha Cubana que dura até aos dias de hoje.