Benito Mussolini

MussoliniDitador Italiano e criador do Fascismo.

Benito Andrea Mussolini nasceu em Dovia, Itália, em 29 de Julho de 1883.

No inicio de sua vida foi professor primário. Foi para a Suíça, onde permaneceu ate 1908.

De volta a Itália ingressou no partido socialista. Em 1912 tornou-se redator do jornal “Avanti”.

Na Primeira Guerra Mundial, defendeu a entrada da Itália na guerra ao lado da França e Inglaterra.

Em 1919 voltou para atividade politica. Fundou o partido fascista (Fasci di Combattimento) , que reunia nacionalistas, sindicalistas e anarquistas.

O partido era formado na maioria por ex-combatentes de guerra frustrados com a situação politica da Itália pós-guerra.

Os “Fascistas” passaram usar camisas negras (luto da Itália) e o fascio ( feixes de varas com um machado) que tornou-se o símbolo oficial do Partido. Os membros da organização fascista passaram a organizar expedições punitivas, contra adversários políticos, principalmente contra os comunistas.

Em menos de 2 anos o partido cresceu rapidamente.-Em 26 de Outubro de 1922, os Fascistas fizeram a celebre Marcha sobre Roma. No dia 30 do mesmo mês. Mussolini foi convidado a obter um cargo politico.

Benito Mussolini foi nomeado Primeiro-ministro do Rei Victor Emanuel III. O lider Fascista eliminou todos os seus possíveis adversários do regime.

Em 1924 foram feitas graves denuncias contra Mussolini; Ele seria o responsável pela morte do líder socialista “Matteotti”. A partir dai Mussolini suspendeu a liberdade de imprensa e aboliu os partidos políticos.

Na politica externa, Mussolini ajudou o general Francisco Franco da Espanha, concedeu-lhe cerca de 100 mil soldados fascistas para lutar na Guerra Civil Espanhola.

Em 1929, implantou o sistema de partido único e tornou-se o “Duce” (guia) da Itália. A Itália transformou-se num estado corporativista, foram feitas grandes obras publicas, combatendo assim, o desemprego.

A Etiópia foi conquistada em 1937 e a Albânia anexada em Janeiro de 1939. Em Abril do mesmo ano, Hitler e Mussolini assinaram o tratado de ajuda mutua que se chamou Eixo Roma-Berlim.

Entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado de Hitler, mas seu país militarmente fraco, foi considerado o “calcanhar de Aquiles” das potencias do Eixo. Após ser derrotado na África do Norte, Mussolini viu a sua Itália ser invadida pelas tropas aliadas em 1943.

Foi deposto e encarcerado pela resistência italiana que era contra o seu regime e contra a ocupação alemã na Itália. libertado pelos alemães fundou no norte da Itália, a República Social Italiana.

Com os sucessivos fracassos na guerra o ditador Italiano perdeu o seu prestigio. Os italianos os considerava uma marionete controlada pelas autoridades nazistas. Com a completa libertação da Itália em 1945, foi novamente preso, e após um julgamento sumario, foi fuzilado em 28 de Abril do mesmo ano por um grupo de partisans italianos.