Josef Stalin

Josef StalinPolitico e revolucionário soviético.

Sob a sua liderança a URSS tornou-se uma potência mundial.

Iossif “Josef” Vissarionovitch Djougachvili nasceu na Cidade de Gori na Geórgia no dia 18 de Dezembro de 1879.

Seus pais eram camponeses, que o direcionaram ao ensino religioso.

Estudou teologia, porem foi expulso da instituição pelo seus pensamentos marxistas.

Em 1889 ingressou num partido politico, onde trabalhou como propagandista entre os ferroviários.

Nos anos de 1905 a 1917, exerceu intensa atividade revolucionaria, foi membro do partido bolchevista, que lutava contra o regime czarista.
Em 1912 Lenin o escolheu para ser membro do comité central bolchevista. A partir dai ficou conhecido como Stalin “Homem de Aço”.

Escreveu os seus pensamentos políticos ” O Marxismo e a Questão da Nacionalidade”

Durante a Guerra Civil Russa, Stalin ficou encarregado pela defesa da Cidade de Moscou e Petrogrado. Com a criação do partido comunista, Stalin cresceu rapidamente dentro do partido.

Em 1922 foi nomeado Secretario-Geral. Entrou em choque contra Trotsky, provável herdeiro de Lenin. A disputa pelo poder entre Stalin e Trotsky, envolvia o próprio destino da União Soviética. Trotsky acreditava que o triunfo soviético só seria possível se o ideal comunista se espalhasse para os outros países, já Stalin julgava viável o estabelecimento do comunismo apenas no país na União Sovietica.

Com a morte de Lenin em 1924, Stalin alcançou o poder e implantou a sua ditadura. Em 1927, Trotsky foi expulso do partido comunista. Algumas décadas depois, Trotsky seria assassinato a mando de Stalin.

Segundo Stalin, a União Soviética seria esmagada pelas outras potencias se ela não se mordenizasse. Em 1928 o novo líder soviético lançou o plano Quinquenal. Este plano visava a coletivização da agricultura e o desenvolvimento da industria de base. A coletivização da agricultura provocou uma grande crise de alimentos (Grande Expurgo).

No campo econômico, a politica estalinista surtiu alguns efeitos positivos, no entanto, quem fosse contra as suas praticas politicas, seria considerado um traidor do ideal comunista. Stalin acabou com as liberdades individuais e criou uma estrutura policial-militar que combatia os inimigos do regime.

Em 1936, proclamou uma constituição que institucionalizava a ditadura. Calcula-se que cerca de 15 milhões de pessoas morreram por se oporem a regime de Stalin.

Em 1939, procurando evitar ou adiar um confronto contra a Alemanha Nazista, firmou com Hitler, um pacto de não-agressão. Hitler quebrou o acordo ao fazer um ataque surpresa contra a União Soviética em 1941. Devido a este ataque Stalin acabou aliando-se aos ingleses e americanos. Estas potências forneceram material bélico para os soviéticos combaterem os nazistas.

Através de muito sacrifícios e sofrimentos, a União Soviética conseguiu uma esmagadora vitoria sobre a Alemanha de Hitler. A União Sovietica obteve das potências aliadas importantes concessões como indenizações de guerra, fazendo com que a URRS saísse do conflito como grande potência mundial.

A União Soviética estabeleceu sua hegemonia no leste europeu, anexou a Tchecoslováquia e a Roménia ficando ainda com uma boa parte da Alemanha.

Pela impiedade de seus métodos de governar, Stalin foi classificado como um dos mais cruéis ditadores modernos. A figura de Stalin caiu em desgraça quando o líder soviético Kruschev denunciou os seus crimes contra o povo soviético. Apesar disso, Stalin foi o responsável pela criação do poderio militar e industrial da URSS.

Josef Stalin morreu em 1953, depois de ter permanecido 25 anos a frente do Governo Soviético.