Fidel Castro

Fidel CastroLíder revolucionário cubano, governante de Cuba desde 1976.

Fidel Alejandro Castro nasceu no dia 13 de Agosto de 1926 na província de Holguin.

Fidel Castro formou-se em direito pela Faculdade de Havana em 1950.

No ano de 1952, “Fulgêncio Batista” deu um golpe de estado e tornou-se Ditador Cubano com o apoio dos Estados Unidos.

Fulgêncio Batista comandava Cuba com mão de ferro, em seu governo reinava a corrupção. Fidel Castro inconformado com a situação social de Cuba, liderou uma rebelião nacionalista.

Em 1953 ele decidiu derrubar o governo corrupto de Fulgêncio Batista, Castro liderou um grupo de 170 guerrilheiros que era formado na maioria por estudantes universitários simpatizantes do ideal socialista.

O grupo atacou o quartel de Moncada com o objetivo de derrotar as forças militares do ditador Fulgêncio. O ataque fracassou e “Fidel Castro” acabou sendo preso. Castro foi condenado a 15 anos de prisão. Durante o seu julgamento, ele pronunciou a sua própria defesa, com o texto intitulado”A História Me Absolverá”.

Em 1955 foi solto e exilou-se no México. Fidel não desistiu de sua luta, reformulou novos planos para derrotar Fulgêncio Batista. Foi então reorganizado um novo grupo de 82 guerrilheiros, entre eles, o mito “Che Guevara“.

Em 1956 os revolucionários de Fidel a bordo do Navio “Granma”, desembarcaram em Cuba. No entanto, fontes do governo cubano já sabiam dos planos dele. As tropas do Governo Cubano prepararam uma emboscada na região de Alegria de Pío. Os rebeldes cubanos foram massacrados, apenas 12 guerrilheiros sobreviveram.

Fidel Castro conseguiu escapar e se escondeu nas montanhas de “Sierra Mestra” junto com os outros sobreviventes. No alto da montanha, através de transmissões de radio, Fidel Castro convocava a população cubana para que se juntasse a ele na luta contra o regime opressor de Fulgêncio Batista. A população pobre cubana atendeu aos apelos de Castro, os contingentes de guerrilheiros aumentaram rapidamente.

Em 1959, com o apoio da população, estudantes e operários e alguns militares, “Fidel Castro e Che Guevara” entraram triufantemente na capital Havana.

Em 16 de Fevereiro, Fidel assumiu o cargo de Primeiro Ministro. Ele introduziu a reforma agrária e nacionalizou varias empresas estrangeiras, muitas delas norte-americanas. Em resposta a usurpação das empresas estrangeiras, os Estados Unidos deixaram de comprar açúcar e tabaco cubano.

Em 1960, Fidel Castro tornou Cuba num país Socialista e aproximou-se da “União Soviética e China”. Devido a sua politica comunista, os Estados Unidos promoveram um embargo econômico ao governo cubano e tentaram pela força ( Invasão da Baía dos Porcos ) tirar Fidel Castro do poder.

Fidel Castro foi o responsável pela “Crise dos Misséis de 1962″, os americanos ameaçaram invadir Cuba se os soviéticos não retirassem a base de misseis nucleares da ilha. Por sorte o impasse foi resolvido pacificamente.

A Renúncia de Fidel Castro

No dia 19 de Fevereiro de 2008, Fidel Castro, 5 dias antes do término do seu mandato anunciou que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba.

Após 49 anos à frente do poder cubano e aos 81 anos de idade, o ditador Fidel Castro renunciou seu mandato, assumindo não poder estar mais à frente da chefia do Estado e das Forças Armadas de Cuba, e disse que não aceitaria o cargo de Presidente do Conselho de Estado, que foi oficialmente criado pela constituição de 1976.