Mao-Tse-Tung

Mao Tse-TungEstadista e revolucionário chinês responsavel pela consolidação da Revolução Chinesa.

Mao Tse-Tung nasceu 1893 na província de Hunan, China.

Participou em 1921, da fundação do Partido Comunista Chinês.

Sob a liderança de Sun Yat-Sen aderiu ao Kuomitang, tendo exercido importante funções dentro da organização.

Com a ascenção de Chiang Kai-Shek, em 1928 houve o rompimento dos comunistas com os nacionalistas, iniciando-se uma luta entre as duas facções.

Os comunistas se apoderaram de algumas regiões do pais, chegando a proclamar em 1931, uma República Soviética Chinesa.

Em 1934 as forças nacionalistas “capitalistas” estiveram a ponto de esmagar os comunistas. Com o aumento de seus seguidores, Mao Tse-Tung empreendeu a famosa grande marcha, percorrendo milhares de quilômetros até atingir o noroeste da china, onde fundou um novo núcleo comunista.

A Guerra Sino-Japonesa e depois a Segunda Guerra Mundial provocaram a união de comunistas e capitalistas contra o inimigo comum, os japoneses.

Em 1945 reacendeu-se a luta civil. Conduzindo com habilidade a guerra de guerrilhas e tirando seus efetivos da massa camponesa, Mao Tse-Tung alcançou uma surpreendente vitória sobre o exército profissionalizado e bem-equipado de Chiang Kai-Shek.

Em 1949 foi consumada “Revolução Chinesa“, o triunfo dos comunistas na chin deixou o mundo inteiro estupefato, inclusive a União Soviética, principal fornecedora de armas e equipamentos para Mao Tse-Tung.

Após a vitoria o líder revolucionário transformou-se no presidente da República e chefe do Partido Comunista Chinês, passando a exercer uma férrea ditadura sobre a china continental. Conseguiu alguns sucessos, principalmente no campo da industrialização de base e da educação, mas seu programa de coletivização agrícola foi um fracasso.

Em 1959 abandonou a presidência mas, graças á verdadeira idolatria que se formou em torno de sua figura, especialmente junto aos jovens, permaneceu como o elemento numero um do Regime chinês.A Revolução Chinesa significou a queda do monopólio soviético sobre o mundo comunista, houve divergências entre chineses e soviético, devido a profundas diferenças nas políticas interna e externa.

De 1966-1969, desenvolveu a revolução cultural, criando os jovens guardas vermelhos, executores da revolução e que cometeram em seu nome os piores excessos, por acharem que costumes burgueses tinham conquistado algumas pessoas da China, estes jovens destruíram o trabalho intelectual de toda uma geração.O movimento foi encerrado no IX Congresso do Partido Comunista Chinês (1969) e seus idealizadores foram condenados à morte.

Depois de Stálin, Mao Tse-Tung é a personalidade mais influente do comunismo. Assim como quase todas as ditaduras, seu governo levou a morte de milhões de pessoas.