Charles de Gaulle

Charles de GaulleMilitar e politico francês responsável pela resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

De Gaulle começou a ganhar respeito nas forças armadas francesas ainda na Primeira Guerra Mundial.

Como um grande patriota que era, lutou contra os alemães na Primeira Guerra Mundial. Foi capturado e feito prisioneiro em 1916 sendo libertado apenas no final da guerra.

Com o final da Primeira Guerra, muitos países europeus ficaram arruinados e se afundaram ainda mais com a crise financeira de 1929. Como consequência disto nasceram os governos totalitários fascistas.

Com o surgimento dos estados militaristas (Fascistas) da Itália e da Alemanha, “Charles De Gaulle” alertava o seu país de que estava prestes a acontecer uma nova guerra. Ele propôs ao governo francês que reformulassem as Forças Armadas da França.

Charles de Gaulle dizia que Tanques Blindados e Aviões, seriam as principais armas de guerra moderna, o que realmente aconteceu.

Iniciou-se a Segunda Guerra Mundial, a França com seu arsenal bélico obsoleto foi facilmente vencida pela “Blitzkrieg” alemã. Charles de Gaulle não aceitando a rendição da França, exilou-se na Inglaterra, e de lá conclamava ao povo francês a lutar contra os nazistas alemães através do movimento de resistência “França Livre”. Muitos franceses preferiam morrer lutando, do que viver aos pés de Hitler.

Em 1944, as Forças Aliadas desembarcaram na Normândia e Charles de Gaulle foi nomeado Primeiro Ministro no Governo Provisório Francês. A ameaça nazista foi derrotada em 1945, e Charles de Gaulle foi considerado o símbolo da resistência francesa.

Em 1946, os políticos franceses adotaram o sistema parlamentar de governo na França, De Gaulle por ser contra esta forma de governo foi afastado do poder.

Nas primeiras décadas pós guerra a França estava sendo sacudida pela onda socialista, os lideres franceses com medo de que os comunistas chegassem ao poder da França, botaram Charles de Gaulle como primeiro Presidente da Quinta Republica Francesa em 1958.

Com o objetivo de não deixar a França a mercer de outras potencias mundiais como a União Soviética e os Estados Unidos, De Gaulle criou a “Force da Frappe” , o Arsenal Atômico francês que foi iniciado com a Bomba de Hidrogênio.

Charles de Gaulle morreu em 9 de Novembro de 1970. Porém os presidentes sucessores ao seu governo continuaram com sua politica ideológica, que ficou conhecida como “Gaullismo”.