A Revolução Chinesa

Revolução ChinesaMovimento revolucionárrio socialista liderado por Mao-Tse-Tung que instalou um regime comunista na China em 1949.

Entende-se também como “Revolução Chinesa” o movimento liderado por “San-Yat-Sen” que derrubou a dinastia Manchu em 1911, criando a primeira Republica Chinesa.

Desde o século XIX a China era dominada pelas potências ocidentais.

A presença estrangeira na China gerou a insatisfação dos chineses que em duas oportunidades tentaram impor sua soberania sobre o próprio país.

Em 1839, ocorreu a “Guerra do Opio” contra a Inglaterra. Os ingleses saíram vitoriosos e conquistaram Hong Kong, além de ter total controle sobre os principais portos chineses.

A partir dai, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão conseguiram vantagens semelhantes com a abertura de novos portos comerciais.

Em 1900 aconteceu a “A Guerra dos Boxers“, onde os nacionalistas chineses tentaram expulsar os estrangeiros do país. Os revoltosos chineses foram derrotados pelo um grande exército composto de japoneses, alemães, franceses e ingleses. Com o termino do conflito o Governo Chinês teve que pagar pesadas indenizações aos países estrangeiros.

Em 1911, a China conseguiu maior autonomia através da implantação de um governo republicano.

Em 1912, este governo se fragmentou, o país foi dividido entre os principais chefes militares chineses, os ‘Senhores da Guerra”.Entre esses Senhores da Guerra estava Chang-Kai-Chek, general do Kuomitang, o “Partido do Povo” fundado por Sun-Yat-Sen em 1905.

Em 1921, foi formado o “Partido Comunista Chinês” “PCC” que em 1924 aliou-se ao Kuomitang com o objetivo de derrotar os Senhores da Guerra e livrar a China do domínio estrangeiro. Junto, as duas facções começaram a lutar contra as províncias rebeldes.

Em 1925, Sun-Yat-Sen morreu e a liderança do “Kuomitang” passou para Chang-Kai-Chek que se desentendeu-se com os comunistas chineses. O Kuomitang tentou implantar uma Republica burguesa que deixava de lado os interesses da população que era amparada pelos comunistas.

Em 1927, o partido comunista promoveu uma rebelião operaria em Xangai. Em resposta o Exército Nacionalista entrou na cidade e massacrou os operários e iniciou a perseguição aos comunistas chineses. Este fato gerou o inicio da “Guerra Civil Chinesa”.

Em 1928, Chang-Kai-Chek conseguiu unir o país formando seu governo nacionalista burguês.Os comunistas chineses liderados por Mao-Tse-Tung, cresceram rapidamente. Foi formado o Exército Vermelho composto por camponeses armados que usavam taticas de guerrilhas na luta contra o Exército Nacionalista.

Com o objetivo de fugir do cerco das Tropas do Kuomitang, em 1934 Mao-Tse-Tung organizou a “Longa Marcha” para o norte, onde os comunistas percorreram mais de 10 mil Kilometros, andando sobre montanhas e rios, tendo ainda que enfrentar fome, doenças e os ataques das Forças Nacionalistas.

Muitos morreram no caminho, cerca de 20 mil comunistas chegaram ao destino da viagem. Mesmo assim Mao-Tse-Tung conseguiu formar um governo Comunista no norte da China.

Em 1937, os japoneses que queriam expandir os seus domínios invadiram a região chinesa de “Manchúria”. Nacionalistas e Comunistas da China deram uma trégua na Guerra Civil e passaram a lutar contra o inimigo japonês.

O Japão que fazia parte do Eixo Roma-Berlim-Tóquio, foi o ultimo país a ser derrotado pelas forças aliadas durante a “Segunda Guerra Mundial” (1939-1945). O contingente militar japonês que estava na Manchúria foi derrotado pelos chineses.

Com o final do conflito mundial, foi reiniciado a Guerra Civil na China. Os comunistas chineses na luta contra os japoneses, conseguiram formar um poderoso e bem disciplinado exército. Inicialmente o Exército Nacionalista de Chan-Kai-Chek conseguiu algumas vitorias contra o Exército de Mao-Tse-Tung. No entanto, as Forças Comunistas conseguiram esmagar as forças Nacionalistas.

Em Outubro de 1949, após conseguir dominar as principais cidades da China, os comunistas conquistaram Pequim. Foi então proclamado a “Republica Popular da China”, de tendência socialista. Mao-Tse-Tung tornou-se o primeiro Presidente da China Comunista.

O líder Chinês distribuiu terras entre a grande camada de camponeses chineses além de se aliar com a União Soviética. Os nacionalistas derrotados refugiaram-se na Ilha de Taiwan e lá fundaram a China Nacionalista.