O Ataque a Pearl Harbor

Ação militar comandada pelo Império do Japão contra a principal base militar dos Estados Unidos, “Pearl Harbor”.

O ataque de Pearl Habor foi uma das maiores tragedias americanas.

O ataque aconteceu, em 7 de Dezembro de 1941, este ataque fez com que os americanos entrassem na Segunda Guerra Mundial ao lado dos países aliados.Ataque a Pearl HarborA “Liga das Nações” juntamente com os Estados Unidos desaprovaram o imperialismo japonês no sudoeste asiático.

Os americanos enviaram suplementos aos ingleses e chineses que estavam em guerra com o Japão. Com o intuito de frear o expansionismo japonês, o governo americano ,”Tio Sam”, suspendeu o comércio com os nipônicos.

Após sucessivas provocações dos Estados Unidos, os japoneses decidiram enfrenta-los. Em resposta a retaliação das potências ocidentais o Japão retirou-se da Liga das Nações, e se aproximou dos governos da Alemanha e Itália.

Diplomatas americanos tentaram convencer os japoneses que se retirassem suas tropas da China e rompessem suas relações com o “Eixo Roma-Berlim”. Embaixadores japoneses até entraram numa roda de conversa, mas, na verdade eles estavam ganhando tempo, para que o alto comando militar japonês planejasse um ataque surpresa contra os americanos.

O almirante japonês Yamamoto, planejou atacar os americanos onde eles menos esperavam, em Pearl Harbor, no Hawaí. Na manha de 7 de Dezembro de 1941, sem qualquer declaração de guerra, a Ilha do Hawaí foi atacada.

O espaço aéreo da base de Pearl Harbor estava repleto aviões japoneses “Mitsubishi A6M” sedentos por destruição. Serias perdas foram imposta á esquadra naval norte-americana: os japoneses destruíram 8 encouraçados, 3 cruzadores e 3 caça-torpedos e cerca de 250 aviões, além de danificarem 12 navios e outros 80 aviões.

O número de mortos também foi elevado, 2 403 americanos morreram neste ataque. Apesar da perfeição com que foi executado o ataque japonês a Pearl Harbor, os americanos conseguiram recuperar rapidamente sua esquadra naval, graças a sua extraordinária capacidade industrial.

O almirante japonês Yamamoto, tendo recebido os parabéns pelo seu bem sucedido ataque contra os americanos, dispensou as congratulações de seus colegas oficiais. Ele disse a seguinte frase: – ” Temo que tenhamos apenas conseguido despertar um tigre adormecido”.

No ano de 1945 os japoneses seriam vitima da vingança americana. Duas Bombas Atômicas foram jogadas no Japão ceifando milhares de vidas inocentes.