A Guerra Civil Americana

Guerra Civil ocorrida nos Estados Unidos.

A Guerra Civil Americana é também conhecida como a Guerra de Secessão.

Esta guerra ocorreu de 1861 a 1865, e foi causada pelos antagonismos existentes entre o norte industrial e o sul escravista.

Os Estados Unidos tinha um grande mercado interno que aumentou muito em virtude da imigração e das altas taxas de natalidade.

Essa integração só seria possível com a abolição da escravatura, coisa que não agradaria aos grandes fazendeiros do sul. A ruptura entre os estados do norte e do sul ocorreu em 1860, quando Abraham Lincoln, venceu as eleições presidenciais.

Lincoln defendia a ideia da abolição do trabalho escravo e queria por em pratica esta ideia. Como resultado desta politica, 11 estados do sul que dependiam do trabalho escravo, decidiram se separarem dos Estados Unidos, eles declararam sua independência. A capital dos rebeldes era Richmond na Virgínia, e seu líder, Jefferson Davis.
O sul desfechou um ataque ao Forte de Sumter, o que levou o inicio da guerra.
No inicio da guerra, Lincoln os Estados da União tiveram um grande problema, a maioria do povo americano era a favor da escravidão e muitos recusaram-se a lutar contra os rebeldes americanos do sul. A solução encontrada foi recrutar os imigrantes europeus que chegavam aos milhares nos Estados Unidos.
A principio os confederados do sul obtiveram grandes vitorias, mas, a União (Estados Nortistas) tinham melhor estrutura rodoviária e ferroviária para transportar armas e suprimentos, somando a isso as industrias que tinham. Eles produziam tudo que necessitavam.

Os Confederados do Sul importavam armas, remédios e munições que eram pagos com algodão.

O bloqueio naval chamado “Plano Anaconda” que o norte impôs ao sul foi fundamental para a vitoria da União.

O Presidente Lincoln aboliu a escravidão em 14/04/1865, algum tempo depois ele foi assassinado por um ex-militante sulista. Os Estados confederados derrotados, tiveram de aceitar a abolição e o direito de voto dos negros, a região permaneceu ocupada militarmente até 1887.

Na Guerra Civil Americana ocorreu o maior número de perdas humanas de que qualquer outro conflito em que os Estados Unidos se envolveram. Cerca de 600.000 mil mortos, boa parte do país ficou destruído.

A Aristocracia Sulista não aceitando a abolição se organizou em sociedades secretas que discriminavam, linchavam e faziam atentados contra famílias de ex-escravos. Eram as “Ku-Klux-Klan”.

Referência: Eisenberg, Peter Louis. Guerra Civil Americana. São Paulo