A Guerra Civil Espanhola

Conflito que ensanguentou a Espanha de Julho de 1936 a Março de 1939.

A Guerra Civil Espanhola foi um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois nela se enfrenteram indiretamente as ideologias antogônicas.

De um lado estava o Comunismo e Anarquismo, do outro o Totalitarismo Fascista.Guerra Civil Espanhola
No inicio de 1936, as eleições parlamentares levaram ao poder uma coligação de esquerda. Descontentes com o resultado da eleição, forças politicas conservadoras iniciaram uma conspiração contra o governo republicano recém-instalado.

A revolta teve inicio no Marrocos em 17 de Julho de 1936. Os insurretos conseguiram dominar as províncias do nordeste e a região da Sevilha. As grande cidades industriais permaneceram nas mãos dos republicanos.

Os conservadores”nacionalistas”, liderados pelo General “Francisco Franco“, receberam ajuda das potências Nazi-Fascistas, fato que acabaria lhes assegurar a Vitoria. O clero também apoiava o general franco. O “Vaticano” apoiava Franco, sendo que a “Igreja Católica” condenava o Comunismo, considerando-o um governo ateu.

Os republicanos sem ajuda do Exército que lutava contra eles ao lado dos conservadores, organizaram milícias populares, bem como as brigadas internacionais.

As Brigadas Internacionais eram contingentes de voluntários vindos de toda as partes do mundo.

Boa parte dos integrantes tinham mentalidade comunista-socialista e democrática, eles combatiam o totalitarismo fascista de direita.

O Governo de Moscou enviou armamentos e uma pequena divisão militar para o os republicanos.

Já as outras potências européias como França e Inglaterra, preferiram a não intervenção.

A ideologia comunista era odiada por eles, além disso os fascistas se encarregavam de combater este tipo de regime. As nações democráticas, envolvidas em seus problemas internos e receosas de enfrentar abertamente o Eixo Roma-Berlim, recusaram-se uma intervenção mais decidida.

Em 1937, a metade da Espanha estava sob controle das tropas nacionalistas. A Cidade de Guernica, era o centro cultural e religioso do país. Lá havia um grande contingente populacional que era formado na maioria por refugiados republicanos.

No dia 26 de Abril de 1937, a Força Aérea Alemã, “Luftwaffe” ,que na região era conhecida como “Legião Condor, iniciou o bombardeio contra Guernica. Para os alemães, o ataque serviu de experiência de guerra, conhecendo assim a quantia certa para destruir uma cidade. Eles lançaram cerca de 46 toneladas de bombas sobre Guernica.

Este ataque inspirou o artista “Pablo Picasso” a criar o conhecida pintura que imortalizou o episódio, o mural de Guernica.
A Guerra Civil Espanhola foi implacável, cheia de atos heróicos e também acumulada de atrocidades, terminou com a derrota dos republicanos.

Em 29 de Março de 1939 as tropas do General Francisco Franco entraram triunfantemente em Madrid. O general se tornou Ditador Espanhol, fazendo da Espanha um Estado Fascista.

Referência: Thomas, Hugh. A Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1964.