A Batalha da Normandia "Dia D"

A maior operação militar organizada pelos Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

A Batalha da Normandia marcou o inicio da derrota do Exército Nazista na Europa Ocidental.

O desembarque que ficou conhecido, como “Dia D”, com o código de “Operação Overlord”, ocorreu no dia 6 de Junho de 1944.  Batalha da Normandia
O Dia D foi a maior invasão marítima da História. Cerca de 2 milhões de soldados, 4 mil navios e 11 mil aviões vieram de além mar para libertar a França ocupada e posteriormente chegar até Berlim para derrotar definitivamente os alemães.

No entanto, a extraordinária resistência alemã, promoveu um verdadeiro inferno as tropas aliadas que ali desembarcaram, as praias estavam cheias de armadilhas e obstáculos.

O General Rommel sendo um grande estrategista, mandou construir anos antes a “Muralha do Atlântico”, que era uma linha de defesa bem fortificada.

Devido ao grande numero de inimigos, os alemães não conseguiram resistir por muito tempo, eles estavam carentes de armamentos somando a isso a perda do efetivo da Luftwaffe que estava com poucos aviões.

O ataque inicial dos aliados eram de 155 mil soldados, eles conseguiram furar as linhas de defesa alemã, formando solidas cabeças-de-pontes ao desembarcarem. A França foi libertada em 25 de Agosto de 1944.

Esta grande invasão foi comandada pelo General Eisenhower. Na verdade o que estava em jogo eram interesses políticos. Inglaterra e Estados Unidos estavam receosos que os soviéticos derrotassem os alemães antes deles. Se os comunistas alcançassem a Alemanha primeiro, seria certo que eles implantariam um Regime Comunista no lugar do Reich Alemão.