A Batalha de Stalingrado

Combate travado entre russos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial na Cidade de Stalingrado.

A Batalha de Stanligrado foi uma das maiores batalhas da história da humanidade.

Hitler queria conquistar esta cidade porque sabia que se a conquistasse derrubaria a moral do povo soviético e certamente conquistaria toda a URSS, pois a cidade leva o nome de Josef Stalin, ou seja, Stalingrado.
Batalha de Stalingrado
As Tropas Nazistas lançaram sua segunda grande ofensiva contra a U.R.S.S., visando a região do Cáucaso, para cortar aos soviéticos suas reservas de petróleo e impedir a chegada á Rússia de material bélico cedido pelas Forças Aliadas vindo através do Golfo Pérsico.

Em Agosto de 1942 os alemães atingiram a cidade de Stalingrado. Teve então o inicio de uma das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial e de toda a História, a “Batalha de Stalingrado”.

Inicialmente os alemães tiveram grandes vitorias. No entanto, os russos decididos a manter a cidade a qualquer preço, ofereceram desesperada resistência. Em 3 de Setembro de 1942, os alemães romperam as defesas soviéticas em torno de Stalingrado e entram na cidade.

O Exército Vermelho resistiu bravamente, 3 meses depois, trezentos mil soldados alemães são forçados a render-se, ficando presos durante oito semanas de inverno na cidade em ruínas. A resistência heróica dos russos deve-se em boa parte na maneiras de que oficiais soviéticos mantinham a ordem entre os seus regimentos; ao partir para o front, os soldados soviéticos não poderiam retornar, tinha que lutar até o ultimo homem. Quem tivesse a ousadia de recuar seria morto pelos próprios companheiros.

O Exército Vermelho adotou tática de “terra arrasada”: onde tudo era era retirado e levado para as regiões distantes. Em Novembro de 1942 teve inicio a contra-ofensiva russa, que conseguiu isolar nos limites da cidade todo um Exercito Germânico que era comandado pelo “General Von Paulus”.

O rigoroso inverno russo pegou o Exército Nazista de surpresa, eles estavam mal equipados para a guerra de inverno. Privado de suas fontes de abastecimento, os alemães ficaram em situação de extrema dificuldade, mas continuaram resistindo, porque Hitler não admitiu, de forma alguma, a retirada.Von Paulus, plenamente consciente da inutilidade de seus esforços, lutou até 31 de Janeiro de 1943, quando se viu compelido á rendição.

A Batalha de Stalingrado marcou o inicio da derrocada nazista na “Segunda Guerra Mundial”.Segundo alguns historiadores soviéticos, os alemães teriam perdido cerca de 1,5 milhão de soldados entre mortos e feridos e capiturados. A União Soviética teve 1,1 milhão de perdas humanas entre civis e combatentes do Exército Vermelho.