A Batalha da Inglaterra

Batalha aerea ocorrida nos céus da Inglaterra.

A Batalha da Inglaterra foi a maior batalha aerea da Historia.

Após derrotar a França, em Junho de 1940, Hitler decidiu por em pratica a Operação Leão Marinho.
Batalha da Inglaterra
Esta operação visava a invasão da Inglaterra. Foi nos céus de Londres que aconteceu a maior batalha aérea da História, a “Batalha da Inglaterra”.

De um lado estava a força aérea inglesa “Royal Air Force” do outro a Força Aérea Alemã “Luftwaffe”.

Os pilotos nazistas tinham mais experiência de que os pilotos ingleses. Os ingleses estavam em situação desesperadora por falta de contingente aéreo. Porém, a Força Aérea Britânica estava melhor equipada.

Os ingleses tinham a tecnologia do radar, que era um equipamento de interceptação que permitia conhecer antecipadamente a direção e a altitude de voo das formações inimigas.

Convicto na sua ideia de derrotar Hitler, o líder do Governo Britânico, Winston Churchill, prometeu a vitoria a o povo britânico, nem que para isso fosse preciso “Sangue, suor e lágrimas”.

Para preparar a invasão, a “Luftwaffe”, iniciou a partir de 10 de Julho de 1940, incursões aéreas sobre o território inglês, atacando sem distinção alvos civis e militares. Em menos de 2 meses os alemães já estavam atacando a capital de Londres.

A Royal Air Force e a artilharia anti-aérea inglesa tornaram a batalha da Inglaterra penosa para os alemães. Ate fins de Outubro de 1940, a Luftwaffe perdeu no combate cerca de 50% dos 2.800 aviões que estavam combatendo na Inglaterra.

Em 15 de Novembro de 1940, os nazistas lançaram um ultimo grande ataque contra a Inglaterra, cerca de 500 bombardeiros despejaram 600 toneladas de bombas sobre o território inglês.

Vendo que os bombardeios alemães não surtiu efeito, Hitler adiou a invasão da ilha inglesa. Com o fracasso na luta aérea contra os ingleses, o Furher passou a sua atenção para a Invasão da União Soviética.

Os números de baixas durante a batalha aérea na Inglaterra foi sofrível para os ingleses, os bombardeios alemães tiraram a vida de 14 000 pessoas e deixaram outras 20 000 feridas.

A Royal Air Force perdeu cerca 1000 aviões, já Luftwaffe perdeu cerca de 2 100 aviões. Winston Churchill, comentando o grande combate falou a seguinte frase: “Nunca no campo de conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos“.