Winston Churchill

Winston ChurchillEstadista inglês de importante atuação politica, responsável pela liderança da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial.

Sir Winston Leonard Spencer Churchill nasceu em 30 de Novembro de 1874.

Pertencente a nobreza inglesa, foi educado em uma escola militar.

Em 1895 ingressou no Exército e ao longo de sua carreira militar destacou-se pouco a pouco.
A serviço do Jornal Morning Post, atuou como correspondente, cobrindo os fatos da “Guerra dos Böers”.

Neste conflito ele foi capturado e feito prisioneiro. Churchill conseguiu escapar da prisão que estava de forma espectacular. A partir deste acontecimento ele tornou-se uma figura conhecida na Inglaterra.

Ao voltar para a Inglaterra, conseguiu em 1900 ser eleito deputado, iniciando assim sua carreira politica. No governo inglês ocupou vários cargos políticos. Em 1906 foi Sub-secretario das Colônias, no ano 1911 foi nomeado Primeiro Lord do Almirantado Inglês.

Na Primeira Guerra Mundial ficou responsavel pelo desembarque das forças britanicas e francesas em Gallipoli na Turquia. O General turco “Atatuk” derrotou os anglo-franceses e Winston Churchill foi chamado de incompetente.

Em 1939, voltou ao poder inglês com o cargo de Primeiro Ministro, tendo nas mãos a difícil tarefa de derrotar a Alemanha Nazista na Segunda Mundial. Winston Churchill prometeu a vitoria ao povo inglês nem que para isso fosse preciso “Sangue, Suor e Lágrimas”.

Graças ao material bélico enviado pelos Estados Unidos, os ingleses conseguiram conter a expansão dos nazistas na Europa e no continente africano. Os americanos que foram atacado pelos japoneses, declararam guerra ao Eixo Roma-Berlim-Tóquio e se uniram aos ingleses na luta contra a Alemanha de Hitler.

As Forças Aliadas conseguiram vencer a guerra em 1945 e Winston Churchill tornou-se um dos principais responsáveis pela vitoria por acreditar que a luta não seria perdida no momento em que a Inglaterra lutava sozinha contra os alemães e italianos.

Em 1951 Churchill foi reconduzido novamente ao posto de Primeiro Ministro Inglês, tendo ficado no posto até 1955, ele havia decidido deixar a vida politica por estar com uma idade avançada.

Além de politico, Churchill também foi escritor e dedicava-se algumas vezes a arte. Suas obras politicas mais importantes foram; a “História dos Povos de Língua Inglesa” e a “História da Segunda Guerra Mundial”. Em 1953 ele havia ganhado o Prêmio Nobel de Literatura .

Winston Churchill, um dos maiores estadistas da Inglaterra, morreu ao 88 anos de causas naturais, em 21 de Junho de 1965.