Acordos de Paz da Primeira Guerra

Em janeiro de 1919 os representas dos principais países que compuseram a Tríplice Entente se reuniram na Conferencia de Paris.

O encontro tinha como objetivo definir as condições de paz impostas a Alemanha e suas aliadas.

Os Acordos de Paz da Primeira Guerra fizeram as potencias derrotadas entregar partes de seus territórios para a formação de novas nações no Mundo. A Alemanha reconheceu a sua derrota na Primeira Grande Guerra ao assinar o Armistício de Compiegne.

Lloyde George (Inglaterra), George Clemenceau (França) e Woodrow Wilson dos Estados Unidos foram os principais lideres dessa reunião. Os Principais Acordos de Paz da Primeira Guerra Mundial foram:

Tratado de Saint Germain – Austria

Acordo assinado em 10 de Setembro de 1919 entre os países vencedores e a Áustria.

Os austríacos perderam a Boêmia e a Morávia, regiões que passaram a formar Tchecoslovaquia.

A região da Bucovina foi cedida para a formação da Roménia. Para os Italianos foi entregue o sul do Tirol, parte da Dalmácia e a Península Estria.

Tratado de Trianon – Hungria

Acordo assinado em 4 de Julho de 1920. A Hungria que junto com a Áustria formava o Império Austro-Húngaro teve que ceder a Eslováquia que integraria a Tchecoslavaquia.

As outras regiões perdidas foi a Transilvânia para a Roménia e a Croácia para a
Iugoslavia.

Tratado de Neully – Bulgária

Acordo firmado em 27 de Novembro de 1919. A Bulgária aliada das potencias centrais( Alemanha, Áustria e Turquia), perdeu partes de seu território para a Grécia, Iugoslavia e Roménia.

Tratado de Sevres – Turquia Em Agosto de 1922 o Império Turco Otomano assinou o acordo de paz com as potencias da Tríplice Entente.

A assinatura do Tratado de Sevres significou para os turcos a perda de um vasto território. Tiveram que reconhecer a Independência da Arménia além de perder para os ingleses e franceses o controle das regiões da Mesopotâmia e Palestina.

No continente europeu tiveram que entregar a Trácia para aos gregos. O Império Turco foi reduzido a região que contornava Constantinopla e passou a se chamar Republica da Turquia.

O Tratado de Versalhes – Alemanha

A Alemanha que exercia a liderança das potências centrais na guerra, foi humilhada pelas condições impostas pelo Tratado de Versalhes.

O tratado composto de 440 artigos impôs aos alemães as seguintes penalidades:

Devolver a França as regiões da Alsácia e Lorena. Os franceses também conquistaram o direito de explorar as minas de carvão do Sarre por um período de 15 anos.

Entregar as nações vencedoras todas as suas colônias. Ceder território para a formação da Polônia. Desmilitarizar a região da Renânia tendo ainda que limitar seu exército a 100 mil homens.

Considerada única culpada pela deflagração mundial, a Alemanha teria que pagar ainda uma pesada indenização de guerra ao países vencedores no valor de 33 milhões de dólares.

A Rússia que fazia parte da Triplice Entente mas, em decorrencia da Revolução Russa passou para o controle dos revolucionarios comunistas também perdeu territórios. As potencias ocidentais ocuparam parte dos território russo e criaram as nações da Estónia, Letónia, Finlândia e Lituania.