Francisco Franco

General que alcançou o posto de Chefe-de-Estado-Maior e consequentemente tornou-se Ditador Espanhol.

Francisco Franco foi o responsavél pela vitoria das Forças Nacionalistas na Guerra Civil Espanhola.

Francisco Franco Bahamonde Salgado Pardo nasceu em 4 de Dezembro 1892 na Cidade de Ferrol.

Quando Jovem estudou na Academia Militar de Toledo, construiu uma brilhante carreira militar aos longo dos anos.

Foi enviado ao Marrocos para liderar as Tropas Espanholas na luta contra a resistência marroquina. Seu sucesso no campo militar fez com que ele fosse nomeado Diretor da Academia Militar de Saragoza.

Em 1931 com a formação da Segunda Republica Espanhola que derrubou a Monarquia do Rei Afonso XIII, Francisco Franco perdeu sua patente militar mas foi reconduzido novamentea ao exército para combater a Revolução das Astúrias.

Em 1936 a Frente Popular venceu as eleições presidências criando um Governo Republicano de caracteristica socialista. A Frente Popular era formada por socialistas, comunistas e anarquistas. Os lideres do novo governo pretendiam fazer profundas reformas sociais na Espanha que prejudicaria os Aristocratas, o Clero e a Burguesia.

Francisco Franco envolveu-se na conspiração contra a novo governo, respondendo pela Forças Armadas da Espanha ele decidiu ficar do lado da Aristocracia, da Igreja e da Burguesia Espanhola.

Estes grupos rebelaram-se contra o governo eleito da Frente Popular. O fato criou um ambiente propicio para um conflito interno. Em 1936 iniciou-se a “Guerra Civil Espanhola“, uma guerra que caracterizou-se por intervenções estrangeiras que apoiaram tanto os comunistas da Frente Popular quanto as Forças Nacionalistas Burguesas.

Francisco Franco partiu das Ilhas Canárias e foi em direção ao Marrocos para comandar uma guarnição que mostrou-se fiel ao seu comando. Com o desenrolar da guerra, Franco obteu a ajuda dos regimes totalitários da Itália e da Alemanha (Nazi-Fascismo).

A Legião Condor formadas por nazistas foi a responsável pelo massacre da Cidade de Guernica em 1937. Somente em 1939 a Guerra Civil Espanhola chegaria ao fim. As Forças Nacionalistas comandadas pelo General Franco conseguiu derrotar o Governo Republicano.

Francisco Franco foi nomeado Ditador Espanhol com o Titulo de Caudilho pela Graça de Deus. Uma vez no poder, Franco instalou um regime de tendências fascista que recebeu o nome de “Franquismo”.

Na Segunda Guerra Mundial, optou pela neutralidade do seus pais pois o solo espanhol ainda estava manchado de sangue que havia sido derramando em decorrência da Guerra Civil.

Com a derrota dos regimes totalitários na Guerra, a Espanha passou a ser hostilizada pela ONU pelo fato de Francisco Franco continuar com o seu Governo Fascista. Com o surgimento da Guerra-Fria , Franco aproximou-se dos países capitalistas, os Estados Unidos fez com que o regime espanhol fosse reconhecido pelas Nações Unidas.

Em 1966 o Ditador Espanhol criou a Lei Orgânica que previa a restauração da Monarquia Espanhola. O seu regime chegaria ao fim no ano de 1969 com a entrega do poder para o Juan Carlos que foi nomeado líder da Espanha com o titulo de Rei.

Francisco Franco morreu em 20 de Novembro de 1975 na cidade de Madrid.