Revolução dos Cravos

Revolução dos CravosMovimento de tendências Socialistas e Democratas que derrubou o Regime Salazarista de Portugal.

A Revolução foi liderada por Oficiais Militares descontentes com a situação econômica-social do país.

A Revolução dos Cravos ficou conhecida como o Movimento 25 de Abril 1974, o Dia da Liberdade.

Em 1926 um Golpe Militar derrubou a Republica Anárquica Portuguesa.

Seis anos depois o poder foi entregue para o Ministro da Economia, Antônio Salazar.

Salazar implantou uma ditadura de características Fascista em Portugal. A Ditadura Salazarista começava a perder força no inicio da década de 60. As Colônias Portuguesas começaram a lutar pela sua independência. Os altos gastos com despesas militares fez com que regime perdesse o pouco prestigio que ainda tinha com a Sociedade Portuguesa.

Em 1968, após quase 40 anos no poder, Salazar foi afastado do governo por questões de saúde. O afastamento de Salazar não significou a mudança politica de Portugal, o poder foi entregue ao seu sucessor, Marcelo Caetano, que continuou com a Politica Salazarista.

O Governo de Portugal encistia em manter suas colônias africanas gastando enormes quantias em dinheiro que poderia ser usada em beneficio da melhoria social do próprio pais.

Em Agosto de 1973 nascia um movimento de oposição ao Regime Salazarista, Oficiais do Exército Português criaram o MFA, o “Movimento das Forças Armadas“. Com o lema: Os Militares, as Forças Armadas e a Nação“, os revolucionários pretendiam formar um governo com visão futura, preparando Portugal para uma politica visionaria de acordo com as mudanças geopolíticas do mundo.

A conspiração estava formada, restava apenas o sinal para pô-la em pratica. Na noite do dia 24 de Abril, restando 5 minutos para o nascer do novo dia “25 de Abril de 1974″, as rádios de Lisboa passaram a tocar musicas censuradas pelo Regime Salazarista. Entre essas canções estava a musica “Grândola Vila Morenas” de José Afonso. Era o sinal para o inicio da ação do movimento.

Numa ação coordenada os militares encabeçados por Otelo Saraiva de Carvalho conseguiram com quase nenhum trabalho derrubar o poder de Marcelo Caetano que exilou-se no Brasil. Em seu lugar assumiu a presidência o General Antônio Spinola.

Para conseguirem o apoio da população portuguesa, os militares portugueses disseram que a revolução traria benefícios a sociedade com a Democratização, Descolonização e Desenvolvimento de Portugal.

O Povo Português festejava nas ruas a concretização do movimento 25 de Abril de 1974. Cravos foram destribuidos nas ruas juntando-se aos Fuzis dos soldados revolucionários.

Antônio de Spinola algum tempo depois entregou o controle do pais para uma junta militar que ficou encarregada de organizar eleições democráticas no país.