Socialismo

Conjunto de doutrinas e praticas baseadas na crença de que a maior parte dos males sociais se deve á excessiva desigualdades na distribuição de riquezas.

O Socialismo defende a ideia de que as propriedades e os meios de produção deixem de ser domínio privado para serem pertencente a todos.

Desde a antiguidade existia a divisão justa das coisas, mas, com o passar do tempo a ganancia do ser humano falou mais alto.Uma minoria se tornou dona do que era dividido igualmente.

Com o surgimento das maquinas aperfeiçoadas da “Revolução Industrial”, surgiu um novo tipo de escravo, o operário. Estes trabalhadores tinham grandes jornadas de trabalho e recebiam um péssimo salário que mal dava para sobreviver.

Enquanto isto os Burgueses, donos dos meios de produção viviam como Reis na completa luxuria e enriquecendo a cada dia que passava.

Muitas pessoas vendo, que isto não era justo, começaram a pensar numa pratica lógica para que não existisse desigualdade. Dentre essas pessoas destaca-se Robert Owen, um dos primeiros a expor o Socialismo como pratica politica.

O socialismo com o passar do tempo foi ré-inventado,deram-lhe novos nomes como: Marxismo e Comunismo, sendo este ultimo mais aceito hoje como socialismo.

De acordo com as diversas expressões ideológicas, o socialismo pode ser dividido em: Socialismo Econômico; se caracteriza pela primazia de trabalho sobre o lucro, da distribuição social das riquezas sobre a sua acumulação privada.

Socialismo Social; preconiza maior valorização dos fins comunitários sobre o interesse individual e a solidariedade colectiva sobre o individualismo.

Socialismo Politico e Moral; tem como característica a intervenção reguladora e planificadora do estado na econômia.