Fascismo

Doutrina politica criado na Itália por Benito Mussolini.

Na Italia o Fascismo vigorou de 1922 á 1945.

A principal caracteristica Fascismo é o Totalitarismo, o Estado decide pelo individuo. A palavra “Fascismo” deriva dos nomes dos grupos revolucionários do século XIX, denominados nasces, mas, adquiriu um duplo sentido, pois o movimento liderado por Mussolini adotou como símbolo o machado e um feixe de varas que, na Roma Antiga, era carregada pelos licitores romanos.

Em 20 de Outubro de 1922, Mussolini foi convidado pelo Rei Victor Emanuel II para fazer parte do Governo. A Itália Fascista tornou-se um Estado Corporativista.

Os Fascistas incutiram no Povo Italiano o espírito de nacionalismo que chegou ao extremo com a pratica da violência em nome da Nação. Após várias modificações da constituição italiana, Mussolini dissolveu o parlamento e instaurou uma ditadura em Janeiro de 1924.

O Líder Fascista colocou o seu partido numa posição de absoluto poder politico, apoiado no culto á obediência ao chefe da nação.

Mussolini passou a ser chamado de Duce. Sua pessoa personificava o próprio Estado Italiano.

O Partido Fascista no período de sua existência era o único na Itália. Era um perfeito sistema hierárquico.

A organização politica italiana combatia o comunismo, o socialismo a democracia, com excesso de exaltação que chegava ao fanatismo pela obediência de seus adeptos ao líder italiano.

Com a derrocada do Eixo Fascista (Itália e Alemanha), no final da Segunda Guerra Mundial, o Fascismo perderia força no Mundo.

Assim como a Itália, a Alemanha, Espanha e Portugal adotaram regimes totalitários.

O Fascismo resumiasse no pensamento politico de Mussolini, principal idealizador da Doutrina Fascista:

“Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato” (”Tudo pelo Estado, nada sem o Estado, sem oposição ao Estado“)