Nazismo

Ideologia Politica que foi posta em pratica na Alemanha Hitlerista.

O Partido Nazista de Adolf Hitler pregava a formação de um Estado Autoritário de extrema direita.

O Nazismo apesar de assemelhasse com o “Fascismo”, possuía um pensamento radical, o Anti-semitismo.NazismoHitler implantou no coração do povo alemão um profundo ódio contra as minorias étnicas europeias. Comunistas, Eslavos e principalmente o judeus.Estes eram principais inimigos políticos e ideológicos do Nazismo.

Ao envolverem-se na Segunda Grande Guerra, os nazistas procuram com eficiência aniquilar seus inimigos. Os Nazistas se achavam superiores as outras raças, eles perseguiam negros, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais. Segundo Hitler, a raça-ariana alemã estava predestinada a dominar o mundo. No entanto, teria antes que exterminar aquilo que contaminava o povo ariano, o Judeu.

A intolerância racial nazista chegou ao apogeu com a consumação do “Holocausto“. Cerca de 6 milhões de judeus, povo apontado por Hitler como o principal responsável pela derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, foram assassinados em campos de concentração.

Derrotada na Guerra, a Alemanha foi humilhada com a assinatura do Tratado de Versalhes. Os acordos de Paz feito com as nações vencedoras da guerra fez com que o país ficasse arruinado economicamente.

Os partidos de esquerda que pregavam o Socialismo e o Comunismo, não conseguiram reerguer a Alemanha. Foi ai que a Burguesia Alemã temendo a implantação de um regime comunista semelhante ao que se instalou na Rússia, apoiou o Nazismo, doutrina politica contraria ao comunismo e que também tinha total desprezo pela democracia.

O Estado Nazista Alemão era forte militarmente, capaz de combater o Comunismo Internacional, que segundo Hitler era uma Conspiração Judaica que buscava dominar o mundo.

O Nazismo pregava a superioridade da Raça Ariana sobre as outras demais. O Livro Mein Kampf, escrito por Hitler, é considerado a Bíblia do Nazismo. Neste livro o Líder Alemão afirma que o povo germânico tinha o direito de possuir um espaço vital.

Os povos de etnia alemã uniram-se em torno da Nação Germânica formando o Terceiro Reich, o Império Germânico.

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, muitos nazistas foram condenados a morte por enforcamento, livrando a nação alemã da ignorância racista do Nazismo. O Nazismo ainda existe no Mundo atual, os grupos que defendem essa doutrina racista são chamados nos dias de hoje de Neonazistas.

Referência: Ribeiro Júnior, João. O que é Nazismo. São Paulo, Brasiliense, 1986.