Adolf Hitler

Adolf HitlerLíder e Politico Alemão de origem austríaca.

Adolf Hitler é apontado pela história como o causador do maior conflito armado que o mundo já viu, a Segunda Guerra Mundial.

Filho de Alois Hitler e Klara Poezl, Adolf Hitler nasceu em 20 de Abril de 1889 na cidade de Braunau, na Áustria.

Na adolescência, Hitler aspirava ser pintor, em 1907 ele tentou ingressar na Academia de Bellas Artes de Viena, mas foi reprovado no exame de admissão.

Fracassada a tentativa de estudar na academia, em 1913, fugindo do alistamento militar austríaco, “Hitler” mudou-se para Munique e lá vendia algumas de suas pinturas gerando dinheiro para seu próprio sustento. No entanto, ele foi capturado pelo serviço militar austríaco e foi submetido a um exame físico e sendo considerado inapto para ser um soldado.

Quando iniciou-se a “Primeira Guerra Mundial”, Hitler que pela nação austríaca foi considerado um fracassado como pintor e como soldado, alistou-se no Exercito alemão e foi incorporado no Regimento Bávaro.

Em combate, Adolf Hitler mostrou-se corajoso e foi condecorado em duas ocasiões com medalhas de mérito devido a sua bravura nas batalhas em que participou na guerra. A Primeira Guerra Mundial termina com a derrota da Alemanha. Os países vencedores humilharam os alemães com o pedido de uma pesada indenização de guerra, fato que gerou a ruína econômica alemã.

Em 1919 Hitler entrou no “Partido dos Trabalhadores Alemães” e descobriu o sua verdadeira vocação, a politica. Com o crescimento do partido trocou-se o nome para partido “Nacional-Socialista dos Trabalhadores alemães”, ou “Partido Nazista”. Hitler que era possuidor de uma grande oratória e por ser tão carismático, alcançou a liderança do partido em 1921.

Em Novembro de 1923, o Líder Nazista juntamente com outros membros partidários tentaram sem êxito tomar o poder alemão. Hitler foi condenado a 5 anos de prisão, porem foi beneficiado com uma anistia e ficara preso somente 6 meses. Durante o período em que ficou preso, ele escreveu a obra “Mein Kampf” (Minha Luta).

Mein Kampf resumia o pensamento politico e ideológico do “Nazismo” que seria posto em pratica através do partido nazista quando este alcançasse o poder. Foi através deste livro que Hitler ganhou popularidade, fazendo com que aumentasse o numero de membros do partido nazista.

Hitler achava que os principais responsáveis pela derrota alemã na primeira guerra mundial, era o elemento judeu que controlava os principais setores da sociedade da época e fazendo com que a Alemanha pedisse a rendição.

O Nazismo era contra o comunismo, contra a Democracia, achando que somente um estado forte e autoritário pudesse manter a organização social.

No ano de 1932 o partido nazista se tornou o maior da Alemanha e no ano seguinte Hitler foi convidado a torna-se “Chanceler Alemão”, a partir dai ele ganhou a confiança da sociedade alemã pouco a pouco fazendo com que a população alemã acreditassem na sua crença.
Em 1934 o então presidente alemão “Hindenburg” morre, Hitler apoiado pela burguesia alemã torna-se o líder supremo do país, ganhando o titulo de “Fuhrer”, o guia.

Alcançado o seu objetivo, Hitler implanta um regime com característica semelhantes com o governo fascista de Mussolini na Itália, porém arraigado com um profundo ódio contra as minorias étnicas europeias.

O país passou a recrutar maciçamente jovens para servirem o exercito, a marinha alemã e para a Força Área Alemã. Na Guerra Civil Espanhola surgiu a oportunidade perfeita para que Hitler testasse a sua aviação de guerra. A “Luftwaffe” destruiu completamente a Cidade de Guernica a partir do ar, este fato foi inédito na história.

Em 1936 Hitler aliou-se ao Ditador Italiano Mussolini, mais tarde o império do Japão se juntaria aos dois países formando o eixo Roma-Berlim-Tóquio.

Em 1938 na busca do “Espaço Vital” para a raça ariana, Hitler anexou a Áustria, em seguida foi a vez da região da Checoslováquia. Pelo Acordo de Munique essas anexões foram aceitas pela França e Inglaterra que não queriam levar a Europa para uma nova guerra. No entanto, eles não aceitaria mas nenhuma exigência do líder alemão. Os países europeus já estavam cientes das intenções de Hitler que queria dominar todo o continente europeu.

Em Agosto de 1939 a Alemanha assina o “Pacto Ribbentrop-Molotov” com a “União Soviética”, era um pacto de não agressão que previa ainda a divisão da Polônia entre os dois países.
Em 1. de Setembro de 1939 a Alemanha invadi a Polônia fato que provocou a Segunda Guerra Mundial. Ingleses e franceses saíram em defesa dos poloneses, com o tempo o conflito ganhariam proporções maiores que o conflito mundial anterior.

Nos primeiros anos de guerra, as potencias do eixo encabeçada pela Alemanha tiveram grandes vitorias. Em 1941 Hitler quebra o “Pacto de Não-Agressão” ao atacar os soviéticos. Os nazistas estavam ocupando toda a Europa ocidental, restando apenas a Inglaterra que conseguiu resistir.

A partir de 1943, as coisas mudaram negativamente para Hitler, a sua decisão de mandar o “Exército Nazista” atacar a União Soviética causaria a perda de vida de milhões de seus soldados e consequentemente, a contra-ofensiva do “Exército Vermelho” de Stálin em direção a Berlim.

Em Julho de 1944 alguns altos oficiais do exercito nazista aconselharam Hitler para que ele pedisse a paz com os países aliados, coisa que ele recusou. Estes oficiais tentando preservar a Alemanha de uma futura invasão decidiram atentar contra a vida de Hitler e fariam a paz com as potencias aliadas. O líder nazista escapou com vida de um atentado a bomba, sofrendo apenas algumas escoriações.

Fracassada a tentativa de assassina-lo, Hitler mandou eliminar todos os suspeitos de atentarem contra a sua vida. Entre estes suspeitos eliminados, estava um dos seus melhores generais, “Erwin Rommel”.

Hitler continuou com a sua ideia de continuar a guerra, levando a Alemanha para uma rendição incondicional. A Alemanha Nazista foi cercada por todos os lados, restando apenas crianças para defende-la.

Quando os russos alcançaram a capital de Berlim, Adolf Hitler escondido num esconderijo subterrâneo suicidou-se em 30 de Abril de 1945 juntamente com sua amante, Eva Braun.