FEB – Força Expedicionaria Brasileira

Expedição Militar Brasileira que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

FEB é a abreviação de Força Expedicionária Brasileira.

Devido ao torpedeamento de navios brasileiros em nosso próprio litoral por submarinos alemães, em Agosto de 1942 o Brasil declarou guerra a Alemanha.

Em 1943 na Cidade de Natal no Rio Grande do Norte, o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, se encontrou com o Presidente Norte Americano, Franklin Roosevelt.

O encontro entre os representantes do dois países selou a participação do Brasil no grupo das Forças Aliadas, Aliança militar formada pelos países que lutavam contra as Forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Uma cobra com um cachimbo na boca, este era o emblema da FEB. Anos antes da nação brasileira declarar guerra aos países fascistas, Getúlio Vargas haviam dito a seguinte frase: “É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Para o espanto da época a cobra fumou e o Brasil teve que entrar na guerra. “A Cobra está Fumando“, a gíria militar da época significa uma situação de grande risco.

A FEB na Guerra

Em Julho de 1944 o corpo militar da FEB, composto por 25.334 homens desembarcou em Napolis na Itália.

Ao partir para o campo de guerra, a FEB foi incorporada ao V Exército Norte Americano. Os soldados brasileiros tinham como líder o General Mascarenhas de Morais.

O inicio da atução dos soldados da FEB ocorreu nas batalhas de Massarosa, Camaiore e Monte Prano. Já batizados em guerra, os brasileiros receberam a mais difícil de todas a missões entregue a eles, a Tomada do Montes Castello. Em Fevereiro de 1945, depois de 3 meses de combates, os brasileiros saíram vitoriosos na tomada de Monte Castelo.

Além da vitoria de Monte Castello e das outras citadas acima, os brasileiros saíram vitoriosos também nas batalhas de Monte Acuto, San Quirico, Galicano, Barga, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Collechio, Marano Su parano, Paravento, Zocca e Fornovo di Taro.

A atuação dos soldados da FEB na Itália foi considerada brilhante. Os brasileiros conseguiram render 20.573 soldados inimigos. Em consequência da guerra, a Força Expedicionária Brasileira teve a perda de 457 homens. Foram 13 oficiais e 444 praças (soldados).

Fonte: http://www.anvfeb.com.br/