A China e a Guerra dos Boxers

Revolta de carater popular que buscava expulsar os estrangeiros da China.

A Guerra dos Boxers ou Revolta dos Boxers foi uma revolta nacionalista contra a dominação estrangeira na China.

As lutas entre rebeldes chineses e tropas estrangeiras aconteceu no ano de 1900.Durante o reinado da Dinastia Manchu, as potências estrangeiras obtiveram o controle dos principais cidades chinesas.

Um dos primeiros países que se apoderou de uma parte do território da china foi o Japão.

Ao perceberem a fraqueza do Governo Manchu, países como Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, França e Alemanha, conseguiram também ocupar a China.

A dominação estrangeira na China despertaria nos chineses o sentimento de nacionalismo. Muitos deles organizaram-se secretamente para debaterem suas ideias.

Um desses grupos era a Sociedade dos Punhos Unidos, mas conhecido como a Sociedade dos Boxers. A maioria dos membros deste grupo eram lutadores de artes marciais.

Os Boxers passaram a hostilizar os "diabos estrangeiros" que viviam em seu país. comunidades estrangeiras na china eram atacadas com frequência.

Em 1900, membros da Família Imperial Chinesa apoiaram um grande ataque contra os estrangeiros. Os principais alvos dos rebeldes chineses eram as embaixadas localizadas em Pequim.

Muitos estrangeiros foram assassinados. Entre as vitimas estavam cristãos chineses e representantes do Governo Japonês e Alemão.

Buscando conter a onda de violência dos rebeldes chineses, as nações estrangeiras formaram um exército internacional composto por soldados da Inglaterra, França, Rússia, Japão e Estados Unidos. O comando da tropa estrangeira foi entregue ao Marechal Alemão Conde de Walderseel.

Em Agosto de 1900 as tropas estrangeiras conseguiram sufocar a rebelião. No dia 7 de Setembro de 1901 foi assinado um tratado de paz. Derrotada, a China é obrigada a pagar uma pesada indenização de guerra as nações ocidentais.

Os chineses ainda tiveram que aceitar a proposta estrangeira da Politica de Portas Abertas. Tal proposta deu carta branca as potências ocidentais para formarem suas colônias dentro da China.

Em 1911, a dominação estrangeira na China diminuiria com a queda da Dinastia Manchu, substituída pela Primeira Republica Chinesa.