Rei Macedônico que formou um dos maiores impérios do mundo antigo.
Alexandre, O Grande, é assim conhecido por ter conquistado o Oriente, antes pertencente ao Império Persa.
Alexandre Magno, filho do Rei Felipe II da Macedônia, nasceu em 356 a.C..
Alexandre foi educado pelo grande filósofo grego Aristóteles.
Educado nos princípios filosóficos gregos, Alexandre conheceu as histórias gregas como a Odisséia e a Iliada.
Em 336 a.C., Filipe da Macedônia morreu assassinado e deixou para a Alexandre que contava apenas com 20 anos. a difícil tarefa de governar o Reino da Macedônia.
A morte de Felipe fez com que as cidades estados gregas se rebelassem contra o domínio macedônico. Ao saber que os gregos o consideravam fraco, Alexandre Magno teve que conquistar o respeito da Grécia.
O Éxercito Macedônico foi em direção a Grécia e sitiou Tebas e outras cidades gregas. Atenas, a principal cidade grega insurgente, ao saber da esmagadora vitória de Alexandre, resolveu reconhece-lo como soberano.
Com a Grécia sob seu controle, Alexandre tinha ainda que enfrentar o seu maior desafio, combater os Persas que ameaçavam a sua hegemonia sobre o mundo grego.
Alexandre mostrou ser um rei mais audacioso que seu pai, Felipe II. Ele cruzou o Helesponto para enfrentar de peito aberto o Império Persa.
Um dos primeiros combates de Alexandre contra os persas ocorreu na Batalha de Issus. Vitoriosa nesta batalha, Alexandre foi em direção ao sul da Ásia Menor para tomar dos persas o controle da Fenícia.
A próxima conquista de Alexandre seria o Egito. Alexandre foi recebido pelos egpicios como libertador.
Em 331 a.C., Alexandre enfrentou Dario III numa luta decisiva. a Batalha de Arbela, também conhecida como Batalha Gaugamela.
A frente das tropas Madedônicas, as famosas Falanges Macedônicas, Alexandre guiou suas tropas a uma impressionante vitoria contra as forças de Dario III que bateu em retirada.
Dario III, perseguido por Alexandre, seria assassinadado mais tarde por uma conspiração que tinha como mentor o general persa Besso.
Vitorioso em Arbela, Alexandre ficou com o caminho livre para conquistar toda a Pérsia. Uma por uma as cidades persas iam sendo conquistadas por ele.
Montado em seu cavalo Bucefalus, Alexandre entrou na Babilônia com quase nenhuma resistência. As próximas cidades a serem conquistadas por ele foram Susa, Ecbatana e Persépolis que foi incendiada.
Alexandre não fez dos Persas seus vassalos, fez deles seus aliados ao se casar com a princesa persa Roxanna. Esta união significou a união do mundo grego com o mundo persa.
Alexandre Magno não se conformou em apenas conquistar o Império Persa, queria ele ir mais além, onde nenhum grego havia chegado. Alexandre foi em direção a até então desconhecida India para conquistar parte de seu território.
A incrivél campanha militar de Alexandre deixou seu éxercito extremamente exausto. Debilitado junto com seu éxercito, Alexandre resolveu retornar para a Babilônia.
Alexandre ao chegar na Babilônia estava com sua saúde fragilizada. Acometido por uma febre alta, este grande conquistador morreu em 323 a.C..
O grande império de Alexandre seria dividido entre os principais generais macedônicos.
Pela sua façanha militar de ter conquistado grande parte da Ásia, Alexandre Magno passou a ser conhecido pela história como Alexandre, O Grande.
Alexandre inaugurou um novo período cultural que chamamos de Cultura Helenistica, onde os costumes gregos se fundiu aos costumes dos povos orientais.