A Guerra Fria

Entende-se como Guerra-Fria o confronto indireto entre Estados Unidos e União Soviética.

A História da Guerra Fria começa no final da Segunda Guerra Mundial.

A explosão da Bomba Atômica no Japão, também significou uma mensagem indireta a União Soviética Comunista.Guerra FriaOs Estados Unidos defendendo a pratica do capitalismo, procurou conter o avanço do Comunismo Internacional.

Foi criada a “Doutrina Truman”, onde o Governo Americano assumiu o compromisso de ajudar economicamente e militarmente as nações capitalistas na luta contra o socialismo que estava em expansão pelo Mundo.

A Europa Ocidental foi reerguida graças a esta doutrina. Temendo a proliferação de regimes socialistas por toda a Europa, em 1947 os americanos criaram o Plano Marshall, uma ajuda econômica dada aos países europeus arrasados pela guerra.

Enquanto isso no leste europeu, a União Soviética havia estendido uma Cortina de Ferro até aos arredores de Berlim. Os países libertados pelo regime de Stalin entraram na esfera comunista. Foram formados governos socialistas aos moldes da URSS. Com o objetivo de reconstruir esses países, os Soviéticos deram ajuda econômica através no “Plano Comecon”.

Com a derrota da Alemanha Nazista, o território alemão foi ocupado tanto por forças americanas quanto por forças soviéticas. O país foi dividido em dois, uma tornou-se capitalista a outra comunista.

Em 1949, a URSS conseguiu arma-se também com bombas atômicas, ficando de igual para igual com os americanos em relação a tecnologia militar. As duas potências passaram então a disputar uma corrida armamentista visando a supremacia no campo militar.

Os países do Eixo capitalista, consciente das intenções dos comunistas, uniram-se em torno de uma aliança militar, a OTAN, (Tratado do Atlântico Norte).

O Bloco Comunista também procurou organizar um acordo militar, sob o comando da União Soviética foi criado o “Pacto de Varsóvia”.

Em 1961 os comunistas construíram um muro sobre a capital Berlim com o objetivo de conter pessoas que fugiam do Regime Socialista. O “Muro de Berlim” foi um dos símbolos da Guerra-Fria.
Muro de BerlimMuitos países do continente africano e asiático, optaram pelo não alinhamento as duas potências mundiais. Estes países passaram a ser chamados de Países de Terceiro Mundo.

Na busca pela supremacia tecnológica os dois países lançaram-se ao espaço tentando impressionar um ao outro. Os soviéticos foram os primeiros a alcançar o espaço com “Yuri Gagarin.

Os Estados Unidos não querendo ficar para atrás foi mais alem que os russos. O governo americano andou o Astronauta norte-americano Neil Armstrong findar a Bandeira Americana na superficie da Lua. O homem chega a LuaO antagonismo da Ideologia Capitalista com a Socialista gerou varias guerras pelo mundo. A “Guerra da Coreia” e a “Guerra do Vietnã” foram os principais conflitos gerados pela Guerra-Fria.

As lutas na Coréia quase gerou uma guerra de grandes proporções. A China Comunista aliada dos soviéticos interveio militarmente a favor da Coréia do Norte. Isto gerou a ira do General Norte-americano Douglas MacArthur que prestava ajuda militar na Coreia do Sul, pediu ao seu país que declarasse guerra aos comunistas chineses.

O Governo americano engajado na luta pela contenção do comunismo na Europa e na Ásia, foi surpreendido com a implantação de um Regime Socialista em seu próprio continente. A Revolução Cubana de Fidel Castro criou a Cuba Comunista.

Com o golpe sofrido, os norte-americanos optaram pela fusão de duas doutrinas. A Doutrina Monroe que defendia a América para os Americanos, juntou-se com a Doutrina Truman, criando o lema: América para os Capitalistas.

Os Estados Unidos apoiaram diversos golpes políticos nos países latino-americanos, criando ditaduras militares pro-capitalismo. A Ilha Cubana também foi a percussora de um dos principais capítulos da Guerra-Fria, Os Estados Unidos quase declararam guerra a União Soviética após descobrir que eles estavam tentando instalar bases nucleares em Cuba. Satira da Guerra NuclearPor sorte as duas potências conseguiram entrar num acordo e os soviéticos desistiram da ideia de armar Cuba.

Após este incidente ocorreu uma “Distensão”, as duas potências mundiais fizeram vários acordos visando a Paz Mundial, preservando o mundo de um Apocalipse Nuclear. A Guerra-Fria chegaria ao fim no final da década de 80.

O temor de uma Terceira Guerra Mundial diminuiria com fragmentação do Bloco Socialista, a China distanciou-se da União Soviética e chegaram até se enfrentarem no conflito sino soviético.

No final dos anos 80 a União Soviética que estava sofrendo uma grande crise econômica e social, foi transformada radicalmente com uma nova filosofia politica. O líder soviético Gorbachev, implantou as reformas chamadas “Perestroika” e “Glasnot”, fazendo com que A União Soviética passa-se para a órbita capitalista com a pratica do Liberalismo Econômico.

As diversas republicas que formavam a União Soviética decidiram se separarem da União Soviética que ficou reduzida apenas a Rússia.

Referência: Arbex Júnior, José. Guerra Fria. São Paulo, Moderna, 1977.