A Guerra do Peloponeso

Sangrenta guerra civil que envolveu os povos da Grécia Antiga de 431 a.C a 404 a.C..

A Guerra do Peloponeso significou a destruição das Cidades-Estados da Grécia.

A democrática Atenas e a Oligárquica Esparta, lutaram pela hegemonia da Civilização Grega.Após vencerem os Persas nas “Guerras Médicas“, os gregos fundaram a “Liga de Delos” que ficou sob a liderança de Atenas. Com o tempo, Atenas passou a se beneficiar dos recursos arrecadados da liga, passando para a posição de Cidade mais importante de toda a Grécia.

A prosperidade econômica de Atenas não foi vista com bons olhos pela Cidade de Esparta. Os espartanos acusaram os atenienses de usar a Liga de Delos como instrumento para a dominação de Toda a Grécia.

Com os recursos da Liga, os atenienses criaram uma poderosa Marinha de Guerra. Afastada a ameaça do Império Persa, os navios serviram apenas para o propósito econômico de Atenas.

Com a proposta ateniense de unir as cidades-estados gregas numa única confederação, Esparta decidiu formar um bloco de oposição. Esparta persuadiu a outras cidades-estados para a criação de uma nova liga, a “Liga do Peloponeso“.

A rivalidade entre as duas cidades desencadearia a guerra Com as duas ligas antogonicas formadas, bastava apenas um pequeno incidente para que se gera-se a guerra.

O incidente surgiu quando a Cidade de Córcira, aliada de Atenas, desentendeu-se com a cidade de Corinto que era aliada de Esparta. O desentendimento entre essas cidades gerou um conflito de enormes proporções que envolveu todo o mundo grego em 431 a.C..
A Cidade de Esparta, possuía os mais poderosos guerreiros de toda a Grécia, os Soldados Espartanos. Mesmo com um eficiente Exército, os Espartanos não conseguiam vencer Atenas que sempre batia as Forças Espartanas no Mar. Buscando a vitoria, Esparta recorreu a ajuda dos Persas para construção de uma Força Naval que pudesse combater de igual para igual contra Marinha de Guerra Ateniense.

A Força Naval de Atenas foi finalmente vencida na “Batalha de Egos Pótamos”. Em 404 a.C., depois de quase trinta anos de combates, a Guerra do Peloponeso chegava ao fim com a Vitoria de Esparta e seus aliados sobre a Liga de Delos de Atenas.

Esparta conseguiu dominar todo o Mundo Grego, porém, o que restou foi apenas ruínas das cidades envolvidas na guerra. Com a derrota de Atenas foi organizado um novo governo na cidade formado por “Trinta Tiranos Espartanos”.

As Cidades-Estados gregas já enfraquecida pela penosa guerra civil ocorrida, foram conquistadas facilmente por Filipe II da Macedônia.