Caio Júlio César

Caio Júlio CésarGeneral e Politico Romano de grandes conquistas.

Júlio César foi um dos principais responsavéis pela Expansão Territorial do Império Romano.

César é lembrado pela História como um grande conquistador e brilhante politico.

Caio Júlio César ou “Gaius Julius Caesar” nasceu no ano de 100 a.C.. Era descendente da família patriarcal dos Julias. Fugindo das perseguições do governo ditatorial de Silas, refugiou-se no Oriente onde prestou serviço militar.

Regressou a Roma somente em 78 a.C, ano da morte de Silas. Iniciou a sua vida publica como advogado, ao longo dos anos, em Roma exerceu a função de Questor, Edil, Pretor e General. No ano de 62 a.C., César foi nomeado Governador da Província de Hispânia.

A bem sucedida administração que fez na região deu-lhe prestigio no cenário politico romano, em 59 a.C. ele foi eleito Cônsul pela Assembléia das Centúrias.

De personalidade carismática Júlio César conseguiu persuadir os principais políticos romanos a uma aliança informal. Pompeu e Crasso, inimigos políticos de longa data, uniram-se a César na Formação do Primeiro Triunvirato.

Terminado o mandato consular, o Senado Romano o enviou para a Gália com o objetivo de submeter as populações barbaras sob o domínio romano. Como General César mostrou ser um grande líder nas “Guerras Gálicas”, conseguindo inúmeras vitorias contra os gauleses comandados por Vercingétorix.

Depois de Vencer a “Batalha de Alésia”, Júlio César obteve o controle da Gália com o próprio Vercingétorix reconhecendo a sua autoridade sobre o território gaulês. A Sorte Esta Lançada O Triunvirato havia se desfeito com a morte de Crasso.

Aproveitando-se da situação, Pompeu uniu-se ao Senado Romano com o desejo de se tornar o único Cônsul de Roma. César foi destituído de seu cargo como Governante da Gália pelo Senado que ainda ordenou o seu regresso a Roma.

Ao saber do plano de Pompeu, César decidiu invadir Roma com suas Legiões para tomar o que achava de direito. Pompeu temendo as Tropas Romanas comandadas por César fugiu para o Oriente juntamente com os seu colaboradores.

Ao entrar em Roma, Júlio César foi aceito pelo povo romano como legitimo herdeiro do nascente Império Romano. César pôs fim a Roma Republicana mas antes teve que derrotar os defensores do sistema republicano em varias províncias romanas.

As tropas de Pompeu foram definitivamente vencida na “Batalha de Farsalo”. Pompeu morreria anos depois assassinado a mando do Faraó Ptolomeu III que deseja ter boas relações diplomáticas com César.

Em suas campanhas militares pelo Oriente, Júlio César envolve-se com Cleópatra do Egito com quem teve um filho. Depois de derrotar as facções contaria ao seu governo, Júlio César conseguiu controle total sobre Roma e com o Exército lhe apoiando tornou-se Ditador Romano intitulando-se o Pai da Pátria.

Como Líder Supremo de Roma, Júlio César fez uma serie de reformas sociais e diversas obras publicas que aumentou o seu prestigio entre as classes menos favorecidas de Roma.

Homenageando a si próprio nomeou o 7 mês do ano com o seu próprio nome, “Julius”, em português Julho.

O Assassinato de César

Com as reformas politicas implantadas em Roma, um grande numero de Aristocratas e Patrícios foram prejudicados e passaram a apoiar o Senado Romano numa conspiração contra Júlio César.

O Senado Romano que ficou fora das decisões politicas passou a desejar a morte do Ditador. Um grupo de senadores movidos pela ganancia do poder, mataram Júlio César a golpes de punhal.

Entre os assassinos estava Marcus Bruto, Filho adotivo de César. Júlio César morreu assassinado no Senado Romano em 15 Março de 44 a.C.