Che Guevara

Che GuevaraGuerrilheiro e Revolucionário Cubano, seu nome tornou-se uma lenda na América Latina.

Che Guevara foi um dos responsáveis pela implatação do regime comunista em Cuba.

É considerado o principal mentor da “Revolução Cubana” liderada por Fidel Castro.


Ernesto Guevara de la Serna nasceu na cidade de Rosário na Argentina, em 14 de Junho de 1928.

Che Guevara tinha uma saúde frágil, aos 15 anos, seus pais lhe matricularam em aulas de natação com o objetivo de curar a sua asma. As doenças que tivera na infância fez com que Che Guevara se interessassem por medicina.

Ao terminar seus estudos secundários, Che Guevara mudou-se para Buenos Aires onde se matriculou no curso de medicina da Universidade de Buenos Aires tendo concluído o doutorado em medicina.

Che Guevara era um apaixonado pela geopolítica sul-americana, nos tempos vagos fazia viagens, inicialmente viajou de bicicleta por quase toda a Argentina, posteriormente viajou por muitos países sul-americanos junto com o seu amigo, Alberto Granado. Montados na moto “La Poderosa” eles conheceram diversos países entre os quais o Brasil. Suas reflexões e pensamentos políticos foram inspirados nestas viagens.

Em 1953, Che Guevara trabalhou numa agência de noticias Argentina, atuou como Repórter Fotográfico durante os jogos Pan-Americanos do México.

Em Dezembro de 1953, Che Guevara desembarcou na Guatemala para trabalhar na área de saúde para o recém-instalado governo popular de Jacob Arbens. Um golpe militar patrocinado pelos Estados Unidos derruba o governo do Presidente Jacob Arbens Guzmán.

Foi implantado uma ditadura militar neste pais. Depois deste fato Che Guevara mudou-se para o México, onde conheceu a sua Mulher, Hilda Acosta com quem teve uma filha que também se chamou Hilda.

Che Guevara já havia conhecido algumas obras de autores que pregavam o socialismo como Karl Marx, Flederic Engels e Lenin. Nas suas viagens pelo continente viu de perto a miséria e o sofrimento das pessoas, ele se convenceu que o mundo tinha que mudar, a começar da América Latina, onde o Imperialismo Norte-americano reinava.

Foi no México que Che Guevara conheceu “Raul Castro“, irmão de “Fidel Castro”, a partir dai Che se engajaria definitivamente na luta pelo “ideal socialista”.

Che Guevara entrou no “Movimento Guerrilheiro 26 de Junho” de Fidel Castro, ele exercia a função de médico entre os guerrilheiros. Com o passar do tempo Che Guevara se destacou em combate chegando ao posto de comandante, Fidel Castro o considerava o seu braço direito. Este movimento revolucionário conseguiu derrubar o Governo Cubano de Fulgêncio Batista.

Fidel Castro e Che entraram triufantemente em Havana fazendo de Cuba um país socialista aos moldes da União Sovietica. No novo governo de Cuba, Che Guevara ocupou o cargo de Ministro da Industria e Comércio, presidente do Banco Central entre outros cargos.

Em 19 de Agosto de 1961 o Presidente brasileiro “Jânio Quadros”, condecorou Che Guevara com a Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, devido a sua piedade de evitar o fuzilamento de alguns membros do clero cubano do Governo de Fulgêncio Batista.

Renunciou aos cargos do governo de Cuba, em 1965 partiu para o Congo juntamente com um grupo cubano que iria ajudar os revolucionários daquele país na luta contra a ditadura também instalada com a ajuda dos Estados Unidos. As forças rebeldes que Che Guevara juntou-se era inferior ao do governo ditatorial do Gongo, com o fracasso da luta Che Guevara retornou para a América Latina.

Che Guevara participou de um plenário da ONU, ele fez um discurso onde criticava a politica imperialista dos Estados Unidos e deu apoio à luta do Vietnã do Norte. Seu discurso teve grande repercussão no mundo.

Em 1966 Che Guevara foi para a Bolívia participar de um movimento revolucionário, sem o apoio do Partido Comunista Boliviano, Che treinava alguns grupos de Guerrilheiros que atuariam em diversas regiões do continente sul-americano.

Seu quartel general na Bolívia foi descoberto em 8 de Outubro de 1967, Che Guevara foi ferido e sem capacidade de fugir foi capturado.

Os poderosos podem até destruir uma, duas e até 3 rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera. “Che Guevara“.

Em 9 de Outubro de 1967 Che Guevara foi executado por um soldado de nome Mário Teran que cumpriu a ordem do Coronel Boliviano Zenteno Anaya. A Bolivia colaborava com os Estados Unidos que queriam acabar com a onda revolucionaria socialista na América Latina.

Che Guevara tornou-se uma lenda na Ámerica Latina, a imagem do seu rosto foi uma das imagens mais difundida da história, ficando atrás somente da imagem de Jesus Cristo.