Independência dos Estados Unidos

Guerra que envolveu a Inglaterra contra os colonos das Treze Colônias Britânicas.

A Guerra da Independência dos Estados Unidos é também conhecida como Revolução Americana.

As perseguições religiosas promovidas pelo rei da Inglaterra, Jaime I, estimularam os Calvinistas a abandonar a Inglaterra.Independência dos Estados Unidos
As Colônias Britânicas da América do Norte atraíram uma imigração em massa de religiosos puritanos e luteranos e de pessoas pobres durante os séculos XVI a XVIII.

Essas pessoas vinham das Ilhas Britânicas, Alemanha, Holanda e outros países. Intelectuais também imigraram para a América, trazendo com eles as ideias iluministas influenciando mais tarde a Revolução Americana.

A população chegou a 3 milhões de pessoas entre brancos e negros na ano de 1770. A pequena população indígena foi dizimada por doenças europeias e por guerras contra os colonos.

As tentativas inglesas de controlar o comércio colonial e os tributos pagos pelos colonos para cobrir os autos custos da administração, acabaram incitando eles a se rebelarem. Para se livrar da dominação inglesa, os colonos iniciaram um movimento pela independência, declarada oficialmente por Thomas Jefferson em 4 de Julho de 1776.

A Declaração de Independência tornou a guerra inevitável. Coube a George Washington o comando do exército colonial. O exército cresceu com a ajuda de voluntários vindos da França, comandados pelo Senhor De La Fayette, Marques da França. Os conflitos armados entre colônia e o império havia começado 1 ano antes da declaração de Thomas Jefferson.

A guerra ocorreu de 1775 1781, e pode ser dividida em duas etapas:

1775 a 1778 – As Tropas Americanas lutaram sozinhas contra os ingleses.
1778 a 1781 – As Tropas Americanas receberam ajuda de países como a França, Espanha e Holanda.

Esses países esperavam obter lucros com a derrota da Inglaterra. Completamente sozinha na luta contra os americanos, a Inglaterra encontrou a sua derrota definitiva na Batalha de Yorkton em 1781. O Governo Inglês foi obrigado a reconhecer a independência da América e sua soberania. Nascia assim o Estados Unidos da América.

Os espanhóis e os franceses recuperaram parte dos territórios coloniais perdidos para Inglaterra em decorrência da guerra dos 7 anos (1756 1763). Os ingleses cederam respectivamente as Antilhas e a florida.

A Constituição Americana instituída em 1787, adotou alguns preceitos iluministas. Formou-se um governo republicano, dividiu o poder em executivo, legislativo e judiciário. Os cidadãos americanos ganharam a liberdade de pensamento, livre exercício dos direitos políticos e civis.

Referência: Karmal, Leandro. Estados Unidos – Da Colônia á Independencia. São Paulo, Contexto, 1997.