Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi algo de inédito na História. Ocorreu entre 1914 e 1918, envolvendo boa parte dos países do mundo.

As principais causas desse conflito, destaca-se a concorrência econômica entre os grandes estados industriais europeus.

Nesses países criou-se um espírito militarista e uma corrida armamentista, já que os governos julgavam inevitável uma guerra.

A politica das alianças, que comprometia as potencias, ameaçava transformar um conflito localizado numa guerra total.

Em 1907, a Inglaterra, a França e a Rússia formaram a “Triplice Entente”, enquanto que Alemanha, Áustria-Hungria e Itália formavam a “Triplice Aliança”.

O barril de pólvora explodiu quando o Príncipe austríaco, Francisco Ferdinando foi assassinado junto com sua esposa em 28 de Junho de 1914, em Sarajevo na Servia.

O governo austríaco atribuiu a responsabilidade do atentado ao governo sérvio, que financiava grupos nacionalistas, como a “Mão Negra”. A chancelaria austríaca enviou um ultimato á Servia, pedindo a punição dos culpados. Como o ultimato não foi respondido, a Áustria declarou guerra á Servia.

O Exército Russo diante desse fato se mobilizou em defesa da Servia.A Alemanha alegando solidariedade á “Triplice Aliança”, declarou guerra á Rússia.

O mecanismo de alianças entrou em funcionamento. França, Rússia, Inglaterra e Servia contra a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.

A França era a nação que mais desejava a destruição da alemanha. Durante a Guerra Franco-Prussiana, os alemães tomaram as regiões de Alsacia e Lorena dos franceses além de cobrarem uma pesada indenização a titulo de guerra.

Para atacar a França, Guilherme II, líder alemão, desrespeitou a neutralidade da Bélgica, passando suas tropas pelo território do país. Diante disso, o governo britânico declarou guerra á Alemanha. Os Exército Germânico romperam as defesas francesas e avançaram em direção a Paris, mas, foram detidos na região do Marne. A Batalha do Marne foi uma luta sangrenta, as principais batalhas ocorreram entre 6 a 10 de Setembro de 1914, nas proximidades do rio Marne.

Os alemães sob o comando de Von Kluck, iniciaram um ataque, tentando levar os franceses para longe de Paris. Informado da manobra por observadores aéreos, o comando francês lançou um ataque de flanco contra os alemães.

Os germânicos iniciaram a retirada em 10 de Setembro, deixando de ameaçar Paris. Após essa derrota, o exército alemão recuou para Aisne, onde ficaram entrincheirados.

Na frente russa o Exército Czarista, fez uma surpreendente ofensiva, mas, os germânicos venceram as batalhas de Tannenberg e dos Lagos Mazures. No final de 1914, a Bulgária e a Turquia entraram na guerra ao lado das potencias centrais.

Em 1915, a Itália considerando a Áustria uma inimiga histórica contra a sua expansão territorial, entrou na guerra ao lado da Triplice Entente.

O Japão declarou guerra á Alemanha ocupando territórios que esta possuía na China e no Pacifico. Enquanto isso na Europa, a França realizou em 1915 duas grandes ofensivas pra repelir a ocupação alemã na Bélgica e no norte da França.

Os aliados lançaram um ataque na região ocupada do Somme, mas foram surpreendidos pelos alemães, que atacaram em verdum. Na Batalha de Verdum morreram cerca de 700 mil soldados.

Em Julho de 1916, os ingleses lançaram um ataque sobre Somme, os combates se estenderam ate Novembro, causando um milhão de mortes. A guerra estava num impasse, com os dois lados tendo derrotas e vitorias.
Com suas ultimas derrotas a Rússia foi sacudida por uma revolta politica comandada por Lenin. Os revoltosos estavam insatisfeitos com o regime czarista feudal.

Os lideres soviéticos Trotski e Lenin, eram financiados pelo líder alemão Guilherme II, que estava interessado em afastar a Rússia do campo de batalha. Conforme o combinado, A Rússia fez a paz com a Alemanha em 1917, retirando-se da guerra.

Com a saída da Rússia, os Estados Unidos entram na guerra. Os Estados Unidos alegou que submarinos alemães afundaram navios americanos que tinham civis, com a recusa dos alemães de se retirarem seus submarinos do oceano atlântico, os Estados Unidos declararam guerra á Alemanha.

Os norte-americanos desequilibraram a balança da guerra, deixando a Triplice Entente bem abastecida com produtos bélicos Armas químicas e aviões de guerra foram usados pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial. O uso desses instrumentos de combate tinham sido tornados ilegais anos antes na Convenção de Hague em 1907.
Em 1917 ocorreu a “Batalha da Jutlandia”, onde submarinos alemães e alguns encouraçados lutavam contra os navios ingleses. A ofensiva alemã não surgiu efeito, os ataques foram suspensos.

Em 1918, os alemães tentaram uma ultima tentativa no front ocidental. O alto comando alemão lançou um furioso ataque em 15 de Julho na Segunda Batalha do Marne. Os aliados contra-atacaram 3 dias depois, obrigando o inimigo abandonar as posições ao longo do rio Marne.

A Segunda Batalha do Marne marcou a virada da guerra em favor dos aliados, desde então a derrota da Tripice Aliança seria questão de tempo. As tropas germânicas, não se encontravam mais em condições de esforços de guerra, todas as ofensivas seguintes foram repelidas.

O enorme esforço bélico empobreceu todos os participantes do conflito, dando origem a tensões e agitações sociais. A Bulgária pediu um armistício em 29 de Setembro de 1918, seguida da Turquia em 30 de Outubro.

Compreendendo ser impossível o prosseguimento da guerra, Guilherme II, abdcou o poder na Alemanha e foi assinado um armistício. O balanço da Primeira Guerra Mundial em perdas humanas, revela números trágicos, cerca de 20 milhões de pessoas morreram. Este numero inclui as vitimas de pestes, massacres e revoluções decorrentes da guerra.

Em 11 de Novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial estava oficialmente encerrada.

Referência:Wernet, Augustin. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo, Contexto, 1994.