A Queda de Roma

Episódio em que os povos bárbaros invadiram o território romano.

As Invasões Barbaras somada a crise sócio-econômica que afetou as instituições do império culminaria com a Queda de Roma.

Em sua expansão territorial, Roma conquistou regiões antes pertencentes a gregos, fenícios, gauleses e celtas. Queda de Roma
Os outros povos que não foram dominados passaram a ser conhecidos como Bárbaros. Esses povos passaram a desafiar a autoridade de Roma sobre as regiões da Europa.

A partir do século III a Civilização Romana passou por um colapso econômico. Sem dinheiro para pagar os soldados romanos, o estado teve que extinguir boa parte das legiões romanas.

Com isso as fronteiras romanas ficaram vulneráveis. Aproveitando se disso povos germânicos e eslavos passaram a invadir o território romano. Carente de tropas a solução encontrada por Roma foi contratar soldados mercenários sendo muitos deles germânicos.

Devido ao comportamento hostil dos Bárbaros Roma adotou uma politica de defesa. Para melhor se proteger dos Bárbaros o Imperador Diocleciano dividiu o Império em 4 partes. Tal divisa ficou conhecida como Tetrarquia. Em 324 Constantino aboliu a divisão do império tornado-se o único responsável pelas decisões politicas.

Em 395 d.C Roma foi novamente dividida agora em duas partes: A parte ocidental do Império Romano teria como sede a Cidade de Roma. Já a parte Oriental do Mundo Romano ficaria sob a responsabilidade da Cidade de Constantinopla.

Buscando uma convivência pacifica com os bárbaros os romanos aceitaram ainda a entrada de algumas tribos germânicas sobre seus territórios.

Durante o século IV e V os Hunos oriundos da Ásia invadiram a Europa. Ao chegarem no continente europeu os Hunos logo entraram em guerra contra as Tribos Germânicas.

Os guerreiros Germânicos ficaram surpreendidos ao perceberem que os Hunos eram melhores do que eles na Arte da guerra. Com medo de serem massacrados pelos Hunos as tribos germânicas fugiram para dentro das regiões romanas. Ao penetrarem em território romano os bárbaros passaram a praticar a pilhagem e a destruição das cidades romanas.

Em 450 os Hunos liderados por Átila resolvem invadir o território Romano. Primeiro eles atacaram Constantinopla é só não a destruíram por que receberam um grande pagamento em ouro em troca da paz com Bizâncio. Depois eles foram para a Europa em direção a Roma.

Para melhor enfrentar os hunos os romanos formaram uma aliança militar com algumas tribos germânicas. Átila foi derrotado mas continuou a incursionar sobre as regiões romanas para a pratica da pilhagem. Átila morreria em 453 e os clãs tribais que formavam o Exército Huno se dissipou.

A ameaça dos Hunos acabou com a morte de Átila, porem as tribos bárbaras reiniciaram as guerras que costumavam fazer uns contra os outros.

Em 476 Roma caia diante dos povos bárbaros. Os Érulos liderados por Odoacro depuseram o Imperador Rômulo Augusto.

Odoacro foi coroado como rei da Itália e os restantes das regiões da Europa foi repartida entre as outras tribos barbaras.

A Queda de Roma marca o inicio da Idade Media. Os costumes Bárbaros com a Cultura Romana deu origem ao Feudalismo.

O Império Romano do Oriente continuou a existir e passou a se chamar Império Bizantino.