Guerra Civil Russa

Guerra Civil RussaA implantação do Regime Socialista na Rússia, desencadeou a Guerra Civil Russa iniciada em 1918.

O Governo Bolchevique buscando defender-se da ameaça contra revolucionaria, adotou medidas drásticas que ficaram conhecidas como Comunismo de Guerra.

Os Bolchevistas, agora chamados de Comunistas, criaram o “Exército Vermelho” liderado por Trotsky.

Em condições desfavoráveis, Leon Trotsky conseguiu organizar bem este exército, dando-lhe disciplina, ardor combativo e unidade.

No dia 6 de Julho de 1918, com o assassinato do Embaixador alemão “Von Mirbach” em Moscou, surgiu varias rebeliões contra o recém empossado Governo Bolchevique de Lenin.

De um lado estava os “Bolcheviques”, responsáveis pela revolução de Outubro de 1917. Do outro lado estavam ás forças contra revolucionarias formada pelo Absolutismo Czarista juntamente com a Burguesia.

A Burguesia capitalista, criou o “Exército Branco“, que era formado por ex-oficiais czaristas, por milícias formada por pessoas que estavam descontentes com o governo rígido comunista e prisioneiros da Primeira Guerra Mundial que estavam em poder do Império Austríaco.

As Forças Absolutistas eram apoiados pelas potências capitalistas como Inglaterra e França entre outros. Estes países enviaram voluntários para o Exército Branco pois temiam que a Revolução Socialista se espalhasse pela a Europa.

A Guerra Civil fez com que os Bolcheviques adotassem o Comunismo de Guerra.
Foram utilizados os recursos alimentícios e industriais em prol da Revolução. Estes recursos foram desviados para as linhas de defesa das fronteiras.

O Comunismo de Guerra baseava-se no confisco dos meios de produção industrial e agrícola, no trabalho forçado e na mobilização da população para lutar contra as Forças Absolutistas e burguesas, inimigos da Revolução.

Em 1921 o Exército Branco saiu derrotado, junto com a ameaça externa. As forças estrangeiras abandonaram a Rússia e tiveram que reconhecer a hegemonia comunista sobre o pais.

Ao final da Guerra Civil, a Rússia estava totalmente arruinada. Milhões de pessoas morreram, principalmente de fome. Muitos camponeses sabendo que a produção de cereal seriam confiscada para serem consumidas para o esforço de guerra, passaram a produzir apenas para o próprio consumo, fato que deixou os grandes centros urbanos sem suprimentos.

Com o objetivo de recuperar o pais, o líder comunista Lenin, criou a NEP (Nova Politica Econômica).