Revolução Russa

Movimento revolucionario que derrubou o governo Czarista da Rússia.

A Revolução Russa implantou um novo governo aos moldes das ideias socialistas de Marx e Engels.

Formou-se um governo engajado em acões Marxistas.Revolução RussaA população russa insatisfeita com a situação em que estavam submetidos apoiou os opositores do czar que deram um ponto final na Monarquia Czarista em 1917.

Antecedentes

O Czar Nicolau governava a Rússia sem se preocupar com a situação social de seus suditos. Os camponeses eram explorados pela nobreza rural e nas grandes cidades os operários viviam em condições sub humanas e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia.

Na politica interna o Czar buscou a hegemonia da Rússia sobre as regiões vizinhas sem obter sucesso. Em 1905 o pais foi derrotado pelo Japão na luta pela posse da Coreia. O fracasso militar fez com que o “POSDR”, Partido Operário Social-Democrata Russo de mentalidade socialista, organizasse manifestações.

Bolchevistas e Menchevistas que antes formavam o POSDR, organizaram revoltas por toda o pais. Em 9 de Novembro de 1905 os manifestantes foram em direção ao Palacio do Inverno. Eles desejavam a criação de uma nova constituição Russa.

Nicolau II que ate o momento era investido de todos os poderes ordenou a dissipação dos manifestantes que estavam em frente ao Palácio do Inverno. As Tropas Czaristas atiraram em direção a multidão matando milhares de pessoas. Esse dia ficou conhecido como Domingo Sangrento.

Após esse incidente as revoltas aumentaram ainda mais. Nicolau buscando amenizar as agitações do povo convocou eleições para Duma (Parlamento Russo) para a regulamentação de uma nova constituição.Quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial a Rússia entrou ao lado da Tríplice Entente.

Nicolau II enviou os seus soldados para lutarem contra a Alemanha e seus aliados. Os soldados russos mal treinados e carentes de suprimentos morriam aos milhares nos fronts de guerra.

O novo fracasso militar foi a gota d’agua, o regime czarista estava com os seus dias contados. Operários e Camponeses se rebelam novamente contra o governo e com o apoios de uma boa parcela dos soldados do exército russo conseguem derrubar a Monarquia Czarista. Nicolau II capitulou em 15 de Março de 1917.

Os Burgueses liderados pelos Mencheviques passaram a liderança do pais. A Revolução de Fevereiro de 1917os mencheviques apoiados pelos burgueses formaram um governo provisório tendo como principais lideres o principe Georgy Lvov e o politico Alexander Kerensky que passou a exercer o cargo de ministro de guerra.

Kerensky continuou na guerra contra os alemães mesmo com a oposição do Soviete de Petrogado.Os Mencheviques ficaram no poder até 1917, a sua ideia de continuar na primeira guerra não foi aceita pela Bolcheviques.A Revolução de OutubroA Alemanha querendo tirar a Rússia da Guerra apoiou o líder Bolchevique Lenin na formação de um novo governo na Rússia.

Lenin que estava exilado na Suiça voltou a Rússia protegido pelos alemães. O líder Bolchevique conquistou o apoio da população buscando o poder para o controle dos sovietes (Conselho Operário).Em 25 de Outubro Lenin derruba o governo de Kerensky dando inicio a Revolução Vermelha. Lenin buscando a paz com a Alemanha assinou o Tratado de Brest Litovisk. Os Soviets confiscaram as propriedades de nobreza rural e da igreja distribuído-as entre a população.

A Guerra Civil Russa

O governo de lenin ganhou forte oposição das potências estrangeiras que tinham capitais investidos na Rússia. Com a ajuda dos partidários do regime Czaristas e burgueses que haviam perdidos suas propriedades foi organizado o Exercito Branco.

Para combater os contra revolucionarios o partido Bolchevique organizou o Exército Vermelho liderado por Leon Trsftiky.Na Guerra Civil Russa Lenin adotou o Comunismo de guerra para derrotar o Exercito branco fazendo com que a população fosse sacrificada.

A Criação da União Soviética

Com o termino da Guerra Civil a Rússia saiu completamente arruinada com sua capacidade de produção agrícola e industrial abalada. Mesmo assim os Bolcheviques continuaram no poder e conseguiram reerguer o país.

Em 1922 os Bolcheviques Russos agora chamados de comunistas criaram União das Republicas Socialistas Soviéticas, a URSS. Após a Segunda Guerra Mundial A União Soviética tornou-se uma potência mundial e árdua defensora da ideologia comunista.

Os países que se juntaram a Rússia para formar a União Soviética foram:Armênia,Azerbaijão, Bielorússia, Estônia, Cazaquistão, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.