Napoleão Bonaparte

General e Imperador da França de 1804 a 1814.

Napoleão Bonaparte através de campanhas militares tornou-se senhor da Europa plantando nela os ideias da Revolução Francesa.

Assim como Júlio César e Alexandre, o Grande, o Imperador Francês é lembrado pela história como um grande líder e estrategista na “Arte da Guerra”.

Filho do italiano Carlos Bonaparte e Leticia Ramolino, Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em 15 de Agosto de 1769.

Quando criança o seu pai o enviou para a França para ele estudar em escolas militares. terminado seus estudos Napoleão foi nomeado como tenente em 1785.

Em 1789 a acontece a Revolução Francesa e Napoleão mostrou-se leao aos princípios desta revolução.

No ano de 1793 Napoleão ficou responsável pela defesa da cidade de Toulon, lutando contra os ingleses. Ele venceu as tropas monarquistas com grande êxito, e foi promovido a general-de-brigada.

Os jacobinos que haviam implantado o regime do Terror, foram expulsos da direção da Republica, Napoleão que estava ligado a eles, foi destituído de suas funções. Napoleão recebe novamente a suas patentes militares com o consentimento do novo governo francês (Diretório), após ele esmagar os contra-revolucionários franceses na “Rebelião de Vendeia” em 1795.

Em 1796 Napoleão deu inicio a uma vitoriosa campanha militar contra as nações absolutistas que queriam acabar com a França Revolucionaria, era o inicio das Guerras Napoleônicas.

O jovem general foi para a Itália combater as tropas monarquistas lideradas pela Áustria. O exército francês comandado por ele conseguiu conquistar a Itália e alcançaram a Áustria fazendo com que ela pedisse a paz com a França.

Retornando para a França “Napoleão Bonaparte” foi saudado como herói pela população francesa. Anos depois ele foi designado para uma nova campanha, desta vez contra os ingleses no Egito. Em 1798, após perder a “Batalha Naval de Aboukir“, Napoleão saiu vitorioso na “Batalha das Pirâmides” contra os ingleses, conquistando o Egito e a Palestina para a França.

Desde o inicio da Revolução Francesa, havia uma disputa politica interna pelo controle do estado e o futuro da revolução era considerado incerto, Napoleão Bonaparte decidiu dar um basta nesta incerteza e retornou novamente para a França afim de forma um governo forte capaz de combater os inimigos internos e externos da França Revolucionaria.

No dia 10 de Novembro de 1799 (18 de Brumário), Napoleão da um golpe de estado criando o Consulado. Inicialmente o Consulado era formado por três cônsules, Napoleão ficou com o cargo de principal cônsul. Através de um plebiscito Napoleão Bonaparte foi coroado Imperador dos franceses em 1804.

O Imperador Napoleão valendo-se do Exército Francês conseguiu derrotar as “Nações Absolutistas” restando apenas a Inglaterra que conseguiu resistir. Após frustrada a tentativa de invadir a Inglaterra, em 1806 Napoleão decretou o Bloqueio Continental, que proibia todas as nações europeias de terem laços comerciais com os ingleses.

O Império Napoleônico ia da Península Ibérica até a fronteira da Rússia, O Exército francês ganhou a fama de invencivél graças as inovadoras taticas de guerra que Napoleão usava em combate.

O Império de Napoleão desmontaria com o tempo, a conquista da Europa custou a vida de milhões de soldados franceses. O Imperador encontraria o seu fim quando ele decidiu invadir a Rússia. Cerca de 500 mil soldados franceses foram em direção a Rússia, a Campanha da Rússia tornou-se um desastre, Os franceses após vencerem “Batalha de Borodino”, fizeram uma desesperada retirada fugindo do rigoroso inverno russo. Aproximadamente, somente 37 mil soldados conseguiram retornar a França.

Aproveitando-se da situação, os ingleses que estavam mais preocupados em destruir a prospera economia francesa do que restaurar a monarquia na França, organizaram uma nova coligação e conseguiram alcançar a França, fazendo com que Napoleão se retirasse do poder em 18 de Abril de 1814.

Napoleão foi mandado para o Exílio na Ilha de Elba, porém, no ano seguinte ele conseguiu escapar para França e com consentimento dos franceses tomou o poder (Governo dos 100 Dias). Napoleão no entanto não ficaria por muito tempo no poder, as Nações europeias decidiram combate-lo novamente.

Sem os seus soldados de autrora, exército de Napoleão foi derrotado definitivamente na “Batalha de Waterllo” no dia 18 de Junho de 1815. Napoleão Bonaparte foi exilado novamente, agora na Ilha de Santa Helena e la morreu no dia 5 de maio de 1821. Alguns historiadores acreditam que Napoleão Bonaparte teria morrido assassinado por envenenamento de arsénio.

Referência: Aubry, Octave. Napoleão e sua Época. Riode Janeiro, Ed. Vecchi, s.d.