Guerras Napoleônicas

Guerras NapoleônicasAs Guerras Napoleônicas foram grandes batalhas que sacudiram a Europa durante o período em que Napoleão Bonaparte esteve no poder da França.

A Burguesia Francesa havia tomado o poder das mãos do Rei Luís XVI que foi acudido pelas monarquias europeias.

A “Revolução Francesa” deu inicio a Idade Contemporânea, e junto com ela nasceu uma guerra de Ideologias.

De um lado estava os franceses com suas ideias de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade“. Do outro estava os Monarcas Europeus com suas praticas feudalistas.

Primeira Coalizão

Os Reis da Áustria, Inglaterra, Prússia, Espanha e Países Baixos iniciaram uma guerra contras a França com o objetivo de botar o Rei Luís XVI novamente no trono francês e aniquilar com a Revolução Francesa.-Em 1796 a figura de Napoleão Bonaparte surgiu na História, foi confiado a ele o comando das tropas francesas que lutaram contra o exército austríaco na região italiana. Os austríacos foram derrotados e tiveram que assinar o “Tratado de Campoformio” que dava a França partes do território italiano.

Segunda Coalizão

Em 1798 as Monarquias Europeias se uniram novamente para derrotar a França. Desta vez a coligação foi formada por Inglaterra, Rússia, Áustria, Portugal, Reino de Nápoles e o Império Turco. Os coligados foram derrotados novamente.

A Campanha do Egito

Em 1798, Napoleão comandou uma expedição que foi para o Egito com o objetivo de destruir as forças inglesas no oriente. Cerca de 50 navios de guerra levaram 36 mil soldados franceses que desembarcaram na Alexandria do Egito. Os turcos que controlavam a região lutaram contra os franceses em 21 de Julho na Batalha das Pirâmides.
Napoleão conseguiu vencer os turcos, porém, um comboio de Navios Ingleses comandado pelo “Almirante Nelson”, destruiu a Armada Francesa. Sem alternativas o exercito francês invadiu a Síria. No território sírio o exercito francês foi contagiado por uma peste, muitos soldados ficaram doentes. Napoleão Bonaparte com metade de suas tropa inicial, fez uma longa viagem de volta para a França com a decisão de salvar a Republica que estava numa crise interna (Governo do Diretorio).

O restante dos soldados ficaram no Egito e la formaram uma base francesa. Chegando no seu país Napoleão deu o golpe de “18 de Brumario” e instalou o regime do Consulado.

Em 1799 o General Françês André Massena que ficou encarregado de lutar contra os Coligados russos, teve sucesso na batalha tirando a Rússia da coligação. Os Austríacos foram vencidos na “Batalha de Merengo“, renderam-se e assinaram o “Tratado de Lunevielle” em 1801, acabando com a Segunda Coalizão. Este tratado reconhecia a fundação das republicas Batava, Cisalpina, Helvética e Ligúria. A Inglaterra com seus aliados derrotados, sem alternativas teve que assinar “Paz de Amiens” em 1802.

Em 1804 Napoleão tornou-se Imperador da França. Ele estava ciente de que as nações absolutistas não desistiriam de derrotar a França Revolucionaria, e por isso ele tomou a iniciativa das lutas.

Terceira Coalizão

Em 1804 a Inglaterra não querendo abrir mão de suas colônias, quebrou o acordo do tratado de Paz de Amiens. Os ingleses continuaram a lutar contra Napoleão objetivando a destruição da economia francesa. A Inglaterra uniu-se novamente aos Reis da Áustria, Prússia e Rússia.

Estes Reis estavam com medo de que a onda republicana francesa acabassem com a figura real juntamente com as monarquias. No inicio das lutas, a Áustria foi derrotada na “Batalha de Ulm”, e assinou o Tratado de Presburgo, em seguida foi a vez da Rússia do Czar Alexandre I e seus exércitos saírem derrotados na “Batalha de Austerlitz”.

Em 1805, o Imperador Francês ordenou que as Forças Navais Franco-Espanholas invadissem a Inglaterra. Milhares de navios de guerra foram em direção a ilha da Grã-Bretanha, porém, foram impedidos de seguirem caminho na região de Trafalgar. Os ingleses travaram um espectacular combate naval contra os franco-espanhóis que foram derrotados pela esquadra naval britânica. A Inglaterra conseguiu impor sua hegemonia nos mares e Napoleão frustrou-se com a ideia de invadir a Inglaterra.

Napoleão percebeu que seria muito difícil entrar em solo inglês e derrotar a Inglaterra. Ele então elaborou um novo plano, destruiria a economia inglesa através de um bloqueio econômico denominado “Bloqueio Continental”.

Enquanto isso no solo europeu, a presença dos franceses no território germânico não foi aceita pelo Rei Prussiano que declarou guerra contra Napoleão. a Prússia de Frederico Guilherme III foi derrotada na “Batalha de Jena” em 14 de Outubro de 1806, no entanto, Guilherme III conseguiu manter-se no poder. Prússia e Áustria foram dominadas e tiveram que romper relações com a Inglaterra acatando assim o Bloqueio Continental.

Quarta Coalizão

As monarquias da Inglaterra e da Rússia não aceitando as derrotas anteriores decidiram continuar lutando contra a França. Os russos foram novamente derrotados desta vez em Friedland. Outra vez a Inglaterra ficou sozinha contra o poderoso exército francês.

A Guerra da Peninsula Iberica

O Império Francês que contava com o apoio do Governo espanhol tentava persuadir o Reino de Portugal para que se juntasse a eles no objetivo de cumprir o Bloqueio Continental e lutar contra a Inglaterra.

O Governo Português que tinha grandes laços comerciais com os ingleses não acatou a ordem de Napoleão. O representante de Portugal, o Príncipe Dom João fugiu para o Brasil com toda a corte lusitana para preservar a Família Real Portuguesa, logo após isso, Portugal foi invadido pelos franceses.

Depois de algumas manobras politicas, Napoleão tomou o controle da Espanha e entregou para o seu irmão, José Bonaparte.

Diante disso começaram a surgir revoltas populares contra a ocupação francesa na Região Ibérica, espanhóis e portugueses apoiados pelos ingleses começaram a lutar contra os franceses usando taticas de guerrilhas. Boa parte do contingente militar francês, acostumado a vencer batalhas em campo aberto, era alvejado constantemente por emboscadas feitas pelos guerrilheiros ibéricos.

Quinta Coalizão

Após vencer a Quarta coligação, O Império Francês chegava o seu apogeu ocupando regiões que iam da Península Ibérica a Prússia, praticamente toda a Europa. Apenas a Rússia e Inglaterra não estavam ocupadas militarmente pela França. Em contrapartida, o Império Napoleônico sofria sérios problemas, ouve insurreições das populações da península ibérica que não aceitavam a presença francesa na região. Aproveitando-se disso os Ingleses fizeram a Quinta Coalizão em 1809 contando com a ajuda da Rússia e da Áustria.

Incistidamente os austríacos tentavam vencer a França, para resolver o problema após vencer de novo as Forças Austríacas, Napoleão desposou uma princesa austríaca como forma de fazer os austríacos seu suditos deixando assim de lutar contra a França.

A Campanha da Russia

Com a teimosinha do Czar Alexandre I em aniquilar o ideal republicano na Europa e por colaborar com os ingleses, Napoleão decide invadir a Rússia em 1912. Cerca de 1/2 milhão de soldados do Império Francês cruzaram as fronteiras da Rússia.

A Invasão da Rússia tornou-se desastrosa, pois os franceses fizeram uma longa viagem sem terem suprimentos suficientes para a sua sobrevivência.

Os franceses foram em direção a capital russa de Moscou, confiantes que conseguiriam suprimentos, não foi o que aconteceu, Moscou estava em chamas com nada que se aproveitasse. Na verdade esta foi uma estratagema organizada pelos generais russos que queriam enfraquecer o exercito napoleônico pelo cansaço e pela fome.
Finalmente franceses e russos lutaram na “Batalha de Borodino” que tornou-se a mais sangrenta das batalhas da Era Napoleônica. Mesmo com o cansaço e fome os franceses venceram a luta, porem os russos já haviam reabastecido suas linhas de combate e os franceses perdidos boa parte de seu contingente inicial nesta batalha. Depois de passar algumas semanas nas regiões próximas a Moscou, Napoleão com seu exército desgastado, fez um retorno desesperado para a capital francesa.

Em 4 de Novembro 1812, enquanto retornavam para a França os franceses foram castigados pelo rigoroso inverno russo. Soldados do Império Francês morriam aos milhares somando a isto, os ataques de Flanco que os Russos faziam.

Como ultimo castigo os franceses foram encurralados pelo exército russo em uma ponte no Rio Berezina. Napoleão decidiu construir uma nova ponte as pressas a alguns quilômetros de distancia, escapando da armadilha russa.
A Invasão da Rússia foi um grande sofrimento para o temível exército de Napoleão, cerca 530 mil soldados morreram somente um numero aproximado de 25 mil soldados retornaram para a França.

A Sexta Coalizão: A Batalha de Leipzig

A Inglaterra estava consciente que era o momento certo para derrotar definitivamente a França e convocou novamente as monarquias europeias para a ultima e decisiva luta contra Napoleão em 1813, na “Batalha Leipzig”.

Incrivelmente o temido exercito francês foi facilmente derrotado.

Enfrentando rebeliões em todos cantos que ocupava na Europa, o Império Françês estava desmoronando, as Forças Absolutistas já estavam em solo françês destruindo a França Republicana.

Sem alternativas Napoleão assinou o Tratado de Fotaineableau, onde se comprometia se retirar do governo francês e exila-se na Ilha de Elba.

O Governo dos 100 Dias e a Batalha de Warteloo

Napoleão conseguiu escapar do seu exílio e voltou novamente ao poder da França com o apoio do
povo francês. Luís XVIII fugiu as pressas temendo o grande gênio militar de Napoleão.Em 18 de Junho de 1815 na região Belga próxima a Vila de Warterloo, o exército francês já traumatizado por penosas guerras e sem seus experientes soldados de outrora, lutou contra as Forças Absolutistas.

Dias antes, Napoleão já havia derrotado o exército prussiano. Para conseguir seu objetivo de vencer os absolutistas e fazer eles assinarem um armisticio, Napoleão teria que derrotar o exército principal da Sétima coligação liderado pela Inglaterra.

Contando com cerca de 75 mil homens Napoleão travou uma batalha que representava a sobrevivência da Império Francês e sua politica republicana.

A Jovem Guarda Imperial sem experiência foi vencida com facilidade pelos exércitos inimigos. Somente a Velha Guarda Imperial, a Elite de Napoleão, lutava com grande atuação contra um numero maior de inimigos.

Todos temiam a Elite Guerreira de Napoleão, apenas um contingente belga de soldados coligados que antes lutavam pela França, conseguiram vencer a Velha Guarda de Napoleão e terminar com a luta.

O Império Francês chegava ao seu fim definitivamente, e Napoleão exilado novamente, desta vez na Ilha de Santa Helena na África. O Imperador Francês morreu nesta ilha em 1821.

Napoleão Bonaparte formou um dos melhores exércitos da História, muitos que lutaram pela França Imperial tinham orgulho de ser um Soldado Napoleônico.

Ao contrario dos líderes dos exércitos absolutistas que eram nobres da realeza, os comandantes franceses conquistavam o posto de oficial no campo de batalha ,vivendo as glórias e as dores de uma luta.

Referência: Filho, Adonios. Napoleão. Rio de Janeiro. Ediouro, sd.